TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA BREVE ANALISE SOBRE O MUNICIPIO DE MORRO CABEÇA NO TEMPO-PIAUÍ, E A POLITICA DE ASSISTENCIA SOCIAL NELE DESENVOLVIDA.

Ensaios: UMA BREVE ANALISE SOBRE O MUNICIPIO DE MORRO CABEÇA NO TEMPO-PIAUÍ, E A POLITICA DE ASSISTENCIA SOCIAL NELE DESENVOLVIDA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ADENAILDE ROSA DE MEDEIROS

CLEIA DA SILVA SOUZA

JESUNEIDE MARTINS DO LAGO

MARIA DO SOCORRO NASCIMENTO SOUSA

SARA JANE RIBEIRO BISPO

UMA BREVE ANALISE SOBRE O MUNICIPIO DE MORRO CABEÇA NO TEMPO-PIAUÍ, E A POLITICA DE ASSISTENCIA SOCIAL NELE DESENVOLVIDA.

MORRO CABEÇA NO TEMPO-PI.

2014

ADENAILDE ROSA DE MEDEIROS

CLEIA DA SILVA SOUZA

JESUNEIDE MARTINS DO LAGO

MARIA DO SOCORRO NASCIMENTO SOUSA

SARA JANE RIBEIRO BISPO

UMA BREVE ANALISE SOBRE O MUNICIPIO DE MORRO CABEÇA NO TEMPO-PIAUÍ, E A POLITICA DE ASSISTENCIA SOCIAL NELE DESENVOLVIDA.

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [Estatistica e Indicadores sociais; Economia politica; Psicologia social;Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodologicos do Serviço Social II].

Profª. Clarice Kernkamp

Prof. Membro 2 Sergio Góes,

Profª.Membro 3 Marilucia Ricieri

Prof. Membro 4 Paulo Sergio Aragão

MORRO CABEÇA NO TEMPO-PI.

2014

SUMARIO

01-Introdução---------------------------------------------------------------------------------------04

02-Morro Cabeça no Tempo-------------------------------------------------------------------05

03-A politica de Assistência Social neste Município----------------------------------06

04- Considerações--------------------------------------------------------------------------------10

05- REFERENCIAS--------------------------------------------------------------------------------13

01-Introdução

Este trabalho é parte integrante do portifolio de grupo do Curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná- UNOPAR, polo Bom Jesus Piauí, trabalho este feito no municipio de Morro Cabeça no tempo Estado do Piauí.

Neste trabalho se traz presente varios dados estatisticos ou não, do municipio acima citado, como o seu historico, população, saude, educação e a politica de Assistencia Social, da qual fizemos um esboço mais detalhado de suas ações e programas por ela executados neste municipio , e nas considerações finais as conclusões das graduandas acima citadas em relação a pesquisa realizada.

02-Morro Cabeça no Tempo

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Morro Cabeça no Tempo, pela lei estadual nº 4680, de 26-01-1994, desmembrado dos municípios de Avelino Lopes e Curimatá. Sede no atual distrito de Morro Cabeça no Tempo ex-povoado do município de Avelino Lopes. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997. Município em que se encontra bonita diversidade de plantas nativas como a jabuticaba e diversas espécies de animais dentre elas a onça pintada, animais na região da serra vermelha. Município este, situado no semiárido piauiense, o qual fica localizado a 800 km da capital Teresina. Atualmente com uma população de aproximadamente 4.068 habitantes sendo que 1.404 vivem em zona urbana e 2.664 vivem em zona rural. O produto Interno Bruto em 2011 era de 4.551,73 reais. É considerado um município de pequeno porte.

De acordo com o Atlas de Desenvolvimento Humano em 2013: o Índice de Desenvolvimento Municipal-IDH-M era de 0,542; o Índice de Desenvolvimento Municipal de Longevidade era de 0,774; o Índice de Desenvolvimento Municipal de Renda era de 0,472; e o Índice de Desenvolvimento Municipal de Educação era 0,435. Ou seja, nacionalmente em 2010 o município de Morro Cabeça no tempo ocupava a posição nº 5.293 no Ranking municipal pelo IDH-M. e nº 176 na posição Estadual.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas-IBGE, na área da saúde o município conta apenas com 4 estabelecimentos com atendimento ambulatorial total, e apenas 3 destes fazem atendimento Odontológico com dentista. Nestes 4 estabelecimentos ainda de acordo com o IBGE não tem atendimento de internação. Mas os mesmos prestam atendimento ambulatorial ao Sistema Único de Saúde- SUS. Estas 4 unidades não contam com qualquer equipamento de exames, que seja necessário. Exemplo: eletrocardiograma, Raio X, Ultrassonografias e etc... o município não conta com estabelecimentos de saúde privada.

Segundo o IBGE (2012) na educação o município conta 20 escolas, sendo 19 municipais publicas de ensino fundamental, em uma funciona também o ensino médio, conta também com uma estadual de nível médio, das duas escolas de nível médio uma funciona na zona rural (comunidade Cruz) e a outra na sede. E ainda de acordo com o IBGE (2012) aproximadamente 65,65% da população residente (4.068) é alfabetizada, e 43,92% frequentavam creche ou escola.

03-A politica de Assistência Social neste Município

O Serviço da Secretaria de Assistência Social municipal é desenvolvido juntamente com o Centro de referencia da Assistência Social-CRAS cofinanciado pelo MDS, e estes serviços no CRAS funciona com o indicador da necessidade de oferta da rede de Proteção Social Básica, famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza ou extrema pobreza, que estão privadas de renda e do acesso a serviços públicos com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com