TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social-idoso

Artigo: Serviço Social-idoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  5.070 Palavras (21 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 21

Introdução

Em consequência de que nas próximas décadas haja um aumento demográfico na população de idosos mundialmente, questões foram levantadas com intuito de pensar em soluções para criar politicas que visem resolver os problemas enfrentados pelos idosos, como os maus-tratos, negligencias.

O presente trabalho aponta questões atuais relacionadas a violência desenvolvida aos idosos, bem como possíveis soluções para contornar ou sanar tais situações.

Desenvolvimento

As questões sociais em seu período inicial sofriam repressões aos assuntos ligados as manifestações sociais. Após a guerra, surgem novas expressões havendo vários avanços nas diversas áreas, porem não incluindo todas as categorias o cria-se um sistema, gerando desigualdade social. As mudanças começam mesmo a dar resultado a partir da década de 80 com a Constituição Federal.

A Constituição, em seu Art. 6º - “Dos Direitos Sociais” - do Título II, estabelece que “são direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência social aos desamparados, na forma desta Constituição”.

Após a década de 80, que foi o período que os acessos aos direitos sociais até foram garantidos através de leis até os dias atuais, as questões sociais são as mesmas, porém em processos de transformações.

Com o passar do tempo, o Serviço Social desenvolve como base à aplicação da política pública social e a efetiva garantia de direitos da criança, adolescente, jovem, idoso, mulher e deficientes. Desempenha a função de exercer os serviços sócios assistenciais voltados aos indivíduos, as famílias e a diversos segmentos sociais em situação de vulnerabilidade e risco, articulando ações para reverter políticas e estratégias que limitem garantias e direitos sociais.

Importa deixar claro que a questão social não é focada exclusivamente como desigualdade social entre pobres e ricos, muito menos “situação social problema”, tal como foi encarado no Serviço Social, reduzido a dificuldades do indivíduo. O que se persegue é decifrar, em primeiro lugar, a gênese das desigualdades sociais, em um contexto em que a acumulação de capital não rima com equidade. IAMAMOTO (2004, p. 59).

Pereira (2001) assegura que referente à nova Questão Social, ela não há, pois a mesma base do seu nascimento que foi através do capitalismo, essa mesma base se estende até a atualidade e afirma ainda, que o que surgiu com o passar dos anos foi novas expressões da questão social.

Como nova expressão da atualidade é possível se lembrar das parcerias com a sociedade civil e ao terceiro setor, destacando-se as ONGs e as entidade filantrópicas que surgiram em resposta às expressões da questão social, surgindo como:

[...] referência no campo das práticas emergentes proliferando-se e também fomentando a cultura das iniciativas autônomas, por fora das instituições governamentais construindo uma antinomia entre eficácia pública e eficácia privada; em certa medida, surgem no cenário político e cultural, ao lado da também revalorizada rede de atividades filantrópicas, a revalorização do privado, do voluntarismo político e do apoliticismo (MOTA, 2000, p. 102).

Martins (2002,) faz algumas afirmações quanto à pobreza na atualidade, que ela deixou de ser caracterizada apenas como carência material, mas se multiplicaram em todos os níveis chegando até mesmo nos áreas da vida que nunca seria reconhecida como expressões de carências vitais. Quanto ao tema exclusão, o autor expõe um conjunto de incertezas em relação à sociedade contemporânea e à capacidade de sair do abismo que elas representam.

Algumas alternativas vem sendo apresentadas ás “novas” expressões da questão social, como por exemplo as políticas compensatórias, onde se procura amortecer os efeitos nocivos do modelo econômico. Porém, essas politicas apenas legitimam a exclusão por meio de benefícios que não compõem a real apropriação dos resultados da economia, colocando em risco dos direitos sociais se regredirem, Yazbek (2001).

A compreensão das expressões da questão social na contemporaneidade confere lembrar que os direitos, mesmo assegurados constitucionalmente não vem sendo garantidos, tendo em vista as políticas sociais em nosso país.

O estudo da história das questões sociais, bem como o modelo atual destaca os principais aspectos suscetíveis e é possível observar as graves consequências dos regressos sociais, que ao invés de avançar, ainda não é possível obter sucesso tendo em vista o neoliberalismo. Não deixando de fora os avanços na questão social, porém ainda falta muito para que os direitos sejam garantidos e haja efetiva da cidadania.

MovimentosSociais

Os movimentos sociais influenciam na modificação de comportamento e regras do sistema político, impactando diretamente nas transformações da sociedade, buscando direitos que o Estado nega ou não disponibiliza.

Segundo estudos, entre os anos 60 e 70 espalharam-se os movimentos sociais no Brasil e no fim dos anos 70 os movimentos sindicais e estudantis ficaram mais fortes. Na década de 80 destacam-se os movimentos ecológicos, direitos do consumidor, em 90 surgem as ONG’s, e foi também a partir dessa década que os movimentos sociais começaram a enfraquecer, lamentável levando-se em consideração a grande importância para o exercício da democracia.

Segundo o sociólogo Jorge Coimbra, doutor em Sociologia pela USP, o enfraquecimento dos movimentos sociais se deve a pouca articulação da população, onde não há grau de consciência bastante para fomentar a demanda dos movimentos sociais.

Nos dias atuais, o papel das redes sociais na articulação da sociedade é intenso, nos últimos meses protestos na internet movimentaram atos contra a corrupção, #ForaRenan, #ForaFeliciano, entre outros, sendo um sucesso nas redes, mas um fracasso nas ruas. Lembrando que o sucesso dos movimentos sociais principalmente nos anos 80 foram nas ruas que as pessoas conquistaram seus direitos.

Apenas neste ano, em 01 de fevereiro Renan Calheiros, acusado de diversos crimes foi eleito Presidente do Senado, gerando uma grande movimentação nas redes sociais pedindo a renúncia do alagoano, “coincidentemente” em meio a todos os protestos, em 27 de fevereiro Blairo Maggi, o Ex-Motossera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com