TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintaxe

Tese: Sintaxe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Tese  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

1)Vê-se, no excerto, que a comadre procura incutir em Leonardo princípios morais destinados a corrigir o comportamento do afilhado.

Resposta: Não, porque o sermão pregado pela comadre, destinado a fazer o Leonardinho encontrar uma ocupação tinha um fim prático e imediatista: fazer com que o protagonista ficasse definitivamente livre das perseguições do Major Vidigal. Não há referências sobre a possível moralização da personagem.

2) No sermão que prega a Leonardo, a comadre manifesta a convicção de que o trabalho é fator decisivo na formação da personalidade de um jovem.

Resposta: No sermão não há referências ao trabalho como fator decisivo na formação da personalidade do jovem. Há, pelo contrário a passagem “de abandonar a vida que levava, gostosa sim,...” como um juízo de valor da comadre que sugere uma visão enaltecedora da malandragem ou vadiagem.

3) Com relação à classe social, o que se observa ao compararmos as personagens de Manuel de Antonio de Almeida com os personagens dos romances românticos ?

Resposta: O Personagem de "memórias de um sargento de milicias" é um típico malandro carioca, e os personagens do livro de um modo geral demonstram ser pessoas comuns, tipicas das gran

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

des cidades que vivem na "correria" do dia dia, enquanto nos romances tradicionais os personagens geralmente pertencem a nobreza, a alta sociedade e são pessoas de alto grau acadêmico.

4)Que verdade estaria implícita na observação do padrinho de Leonardo?

Resposta: Ele achava que se o menino se tornasse religioso, deixaria de "vadiar" e ser tão travesso, achava que assim o menino tomava jeito, iria achar algo para se ocupar.

5) Porque Leonardo não pode ser caracterizado como um jovem cavalheiro romântico?

Resposta: Porque ele era muito travesso, aprontava todas na escola, e revelava todas as "mazelas" que fosse de seu conhecimento, não vivia uma cega paixão apesar de amar e a maior parte da trama ele passa sem ter uma companheira.

6) Memórias de um Sargento de Milícias não está ligado a nenhuma característica da literatura romântico de sua época. Que características são essas?

Resposta: A trama se passar dentro do meio da nobreza, em um ...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com