TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema E Quais são Seus Componentes

Casos: Sistema E Quais são Seus Componentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  2.557 Palavras (11 Páginas)  •  3.259 Visualizações

Página 1 de 11

QUESTÕES E EXERCÍCIOS - Parte I

1- O que é Sistema e quais são seus componentes?

Um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou parte que interagem formando um todo mais complexo. Seus componentes são os objetivos, entradas, processo de transformação, saídas, controle, avaliação e retroalimentação.

2 - Conceitue o que é enfoque sistêmico?

O enfoque sistêmico ou visão sistêmica é uma postura mental de ver as coisas partindo-se de uma visão holística, de conjunto ou totalidade. Ou seja, é ver as coisas partindo do todo, e não partindo das partes para depois se chegar ao todo. É óbvio que as partes ou subsistemas devem ser vistos com seus objetivos e suas interações, porém o mais importante sempre é a visão da totalidade, e esta visão parte de identificar os objetivos finais de um sistema.

3 - Conceitue sistema aberto e sistema fechado?

Sistema aberto é aquele na qual há interação com o ambiente externo, a exemplo do corpo humano.

Sistemas fechados são diversas partes que tem o objetivo de ser cumprido sem a interação com o meio ambiente.

4 - Qual a necessidade de se conhecer os objetivos de um sistema?

Os sistemas fortalecem o plano de atuação das empresas. As informações são mais rápidas, precisas e principalmente uteis para o processo de tomada de decisão garante uma estruturação de gestão diferenciada. Tende-se conhecer o objetivo do sistema, pois quando não se conhece pode ter um mau uso do mesmo desde ser para beneficio pode ser malefício da própria empresa.

5 - Caracterize o funcionamento básico de um sistema e suas partes?

Quando o computador é ligado e o microprocessador tenta executar sua primeira instrução, ele tem que obtê-la de algum lugar. Não é possível obter essa instrução do sistema operacional, pois esse se localiza no disco rígido, e o microprocessador não pode se comunicar com ele sem que algumas instruções o digam como fazê-lo. É o BIOS o responsável por fornecer essas instruções.

Quando o computador é ligado, o BIOS opera na seguinte sequência:

Verifica as informações armazenadas em uma minúscula memória RAM, que se localiza em um chip fabricado com tecnologia CMOS. A memória CMOS armazena informações relativas a configuração de hardware, que podem ser alteradas de acordo as mudanças do sistema. Essas informações são usadas pelo BIOS modificar ou complementar sua programação padrão, conforme necessário.

POST (Power-On Self-Test ou Autoteste de Partida), que são os diagnósticos e testes realizados nos componentes físicos (Disco rígido, processador, etc.). Os problemas são comunicados ao usuário por uma combinação de sons (bipes) numa determinada sequencia e se possível, exibidos na tela. O manual do fabricante permite a identificação do problema descrevendo a mensagem que cada sequencia de sons representa.

Ativação de outros BIOS possivelmente presentes em dispositivos instalados no computador (ex. discos SCSI e placas de vídeo). Descompactação para a memória principal. Os dados, armazenados numa forma compactada, são transferidos para a memória, e só aí descompactados. Isso é feito para evitar a perda de tempo na transferência dos dados.

Leitura dos dispositivos de armazenamento, cujos detalhes e ordem de inicialização são armazenados na CMOS. Se há um sistema operacional instalado no dispositivo, em seu primeiro sector (o Master Boot Record) estão as informações necessárias para o BIOS encontrá-la (este sector não deve exceder 512 bytes).

Existem pequenos trechos de softwares chamados de Manipuladores de Interrupção que atuam como tradutores entre os componentes de hardware e o sistema operacional. Um exemplo dessa tradução é quando é pressionada uma tecla no teclado, o evento associado ao sinal é enviado para o manipulador de interrupção do teclado que é enviado a CPU que trata e envia esse evento para o sistema operacional. Os drives de dispositivos são outros trechos de software que identificam e atua como interface entre os componentes básicos de hardware como o teclado, mouse, disco rígido.

6 - Caracterize a empresa como um sistema aberto?

As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. A empresa é um sistema em que há recursos introduzidos, que são processados, e há a saída de produtos ou serviços. Uma empresa é considerada um sistema aberto em razão de sua interação com a sociedade e o ambiente onde ela atua. Toda empresa tem uma missão em relação a sociedade e que a missão das empresas corresponde aos seus objetivos permanentes, que consistem em otimizar a satisfação das necessidades humanas.

7 - Explique eficiência e eficácia dentro do sistema empresa?

R: Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo as coisas, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.

Eficácia trata do que fazer, de que fazer as coisas certas, da decisão de que caminha seguir. Eficácia esta relacionada a escolha e , depois de escolhido o que fazer, fazer está coisas de forma produtiva leva a eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.

8 - Explique como as variáveis concorrentes e sociedades podem afetar o sistema empresa?

Sociedade: Fazendo propaganda para outras pessoas negativamente, ou positivamente.

9 - Explique quais poderiam ser as influências das variáveis demográficas e tecnologia no sistema empresa?

Tecnologia: as mudanças tecnológicas podem afetar os custos, qualidade e leva à inovação. Demografia: renda é uma variável demográfica que podem afetar os negócios. Produtos de uma empresa geralmente apelar para certos grupos de renda, idade ou área geográfica.

10 - Como os variáveis recursos naturais e governo podem afetar o sistema empresa?

Recursos naturais: Mudanças nas forças naturais podem ocasionar escassez de matéria-prima, aumento nos custos de produção, prejuízo na qualidade dos produtos etc. Também podem provocar a sazonalidade da demanda por determinados produtos e serviços. Governo: Leis e Políticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com