TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Emergências Médicas a corrente sobrevida, Aspectos Legais e Éticos nos atendimentos de Emergências.

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  1.521 Visualizações

Página 1 de 4

Sistema de Emergências Médicas a corrente sobrevida, Aspectos Legais e Éticos nos atendimentos de Emergências.

O atendimento de emergência é uma situação em que o paciente depende de assistência médica imediata num curto espaço de tempo reduzindo assim o numero de óbitos, o tempo de internação nos hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce, varias  modificações na relação convencional  medico - paciente é estabelecida nessa forma de serviço como por exemplo   os paciente não escolhem seus médicos. A maioria das mortes por trauma, afogamento, doenças cardiovasculares e cerebrais ocorrem antes da vitima chegar ao hospital, muitas dessas mortes poderiam ser evitadas se as vitimas fossem atendidas por uma pessoa treinada em primeiro socorros, que de inicio imediatamente aos procedimentos de suporte básico de vidas (SBV). A reanimação cardiopulmonar (RCP) aplicada no âmbito pré- hospitalar é a parte essencial na corrente para sobrevivência das vitimas a parada cardiorrespiratória (PCR), que si liga a chegada de socorro medico pré- hospitalar (SCAV) e o posterior atendimento hospitalar.

Atendimento da PCR

Existe um numero telefônico padrão do corpo de bombeiros na maioria das grandes cidades brasileiras-(193)-que si pode utilizar em casos de emergências, mesmo sendo de um telefone publico, pois opera sem cartão telefônico, nós somos essenciais para o salvamento de uma vitima precisamos manter a ventilação e a circulação da vitima até a chegada da equipe de Suporte avançado de vida.

1 PASSO

Quando você identificar uma situação de emergência, acione o telefone 193 para que o Sistema de emergências medica(SEM)  entre em ação.Tendo feito isso as seguintes informações devem ser fornecidas pelo telefone :

  1. Local onde aconteceu o acidente, com pontos de referencia sempre que possível.
  2. O numero do telefone que você esta falando
  3. O que acorreu no acidente ex: (acidente de transito, queda, afogamento, ou outros)
  4. O numero de vitimas envolvidas no acidente
  5.  Quais as condições das vitimas
  6. Quais as medidas que já foram tomadas

Vale lembrar também que informações rápidas e bem fornecidas agiliza o atendimento e salva um maior numero de vitimas.

Quaisquer tipos de emergências consideradas fazem a ligação de três elos.

Primeiro elo- Suporte básico de vida (BLS)- Socorrista ou guarda-vidas.

Segundo elo- Suporte avançado de vida (ACLS)-Ambulância com equipe medica/ UTI móvel do CRA.

Terceiro elo- Representado pelo hospital de referencia.

Analise que para o sucesso do nosso atendimento e necessário a total harmonia e sintonia entre os três elos citados acima, às vezes dados que consideramos sem importância são extremamente valiosos para o tratamento do paciente.

O socorrista enfrenta diariamente a duvida de quando chamar o socorro medico e quando encaminhar a vitima ao hospital após o atendimento. Em casos graves fica obvio a necessidade da ambulância ou do hospital mais os casos quem surge duvidas quanto a acionar ou não o socorro medico são os menos graves, para esclarecer tais duvidas o socorrista tem basicamente 3 possibilidades:

1. Liberar a vitima sem maiores recomendações, ou seja, vitimas sem sintomas, doenças ou traumas associados que estejam apresentando a freqüência do coração e da respiração normal, sem frio e totalmente acordado sendo capaz de andar sozinho.

2. Liberar a vitima com recomendações de ser acompanhada ou procurar por medico por meios próprios, ou seja, acidentes/doenças com pequenas queixas que não impossibilita a vitima de andar por conta própria e que isso não determine um  agravamento e seu estado.

3. Acionar o Sistema de Emergências Medicas (SEM)- Ambulância (193) ou levar diretamente ao hospital em caso de ausência do SEM (ambulância)  qualquer paciente que por conta da doença ou do acidente estão impossibilitados a andar sem ajuda, ou qualquer paciente que mesmo por um breve período de tempo perdeu a consciência outras ocorrências como pacientes que necessitaram de RCP (reanimação cardiopulmonar ) ou com suspeita de doenças graves como: infarto do miocárdio, lesão de coluna, trauma grave, falta de ar, epilepsia etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com