TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Slide Cidade Educativa: Reflexões Sobre Educação, Cidadania, Escola E Formação Humana

Por:   •  18/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 5

Slide 1 – Apresentação

Slide 2 – Autores –  Pri- IFES- 2012 - Doni- IFES – 2010

Slide 3 – Trabalho Rico, teórico, filosófico, educação política –

1 A pesquisa bibliográfica é uma metodologia que utiliza leis, artigos e livros sobre o tema, baseando-se em referenciais teóricos da pedagogia progressista.

2 Estratégias podem ser desenvolvidas para a cidade contribuir na reflexão e transformação da realidade, promovendo participação cidadã, engajamento social e conscientização dos problemas locais.

3 A relação entre escola, cidade, educação e cidadania é discutida visando contribuir com a prática pedagógica em espaços não formais, relacionando-se com a formação do educador.

4 Caminhos para construir uma escola cidadã em diálogo com uma cidade educativa incluem integração curricular de temas locais, promoção de projetos interdisciplinares, aproximação entre escola e comunidade, e práticas pedagógicas participativas e democráticas.

5 O estudo teórico contribui para as discussões sobre o potencial educativo da cidade, destacando a importância da educação cidadã na formação de sujeitos críticos, participativos e comprometidos com a transformação social.

Slide 4 - Sociedade Educadora (Agazzi, 1965): - A cidade é responsável pela educação de seus cidadãos, considerando-a como uma tarefa coletiva que envolve diversos agentes educativos.

Relatório feure (1977) - Relatório abrangente destaca a importância da educação ao longo da vida, acesso equitativo e seu papel no desenvolvimento social e econômico, influenciando políticas educacionais globais.

Sociedade Pedagógica (Beillerot, 1985): - A cidade oferece oportunidades educativas ricas em diversos contextos cotidianos, como vida em comunidade, interação social, cultura e participação cidadã, contribuindo para a formação integral dos indivíduos.

Sociedade Educativa (Húsen, 1988): A cidade valoriza e promove a educação como um valor central em todas as esferas da sociedade.

A AICE (Associação Internacional de Cidades Educadoras) é uma rede global de cidades comprometidas com a promoção da educação como pilar do desenvolvimento sustentável e qualidade de vida nas comunidades urbanas..

Esses conceitos destacam a importância da cidade como um ambiente educativo, que vai além da escola, e ressaltam a responsabilidade da sociedade como um todo na promoção de uma educação integral, participativa e comprometida com a formação de cidadãos conscientes e atuantes na transformação da realidade urbana.

Slide 5 - Atualmente como vocês esses conceitos serem levados para sala de aula do ensino regular??

Slide 6 – Como eu disse o artigo é extremamente teórico.

Savani 1977 - Através das relações sociais, os indivíduos internalizam e transformam atividades práticas e simbólicas, constituindo-se como sujeitos. Chiste 2003

(CURY, 2000) A Educação precisa estar integrada às ações e ideias da sociedade para evitar isolamento e desconexão.

A partir dessas premissas é possível pensar que a Educação é um fato existencial. Refere-se ao modo como o homem se faz homem. (PINTO, 1997).

A Constituição Federal do Brasil estabelece a educação como direito de todos e dever do Estado e da família, visando o desenvolvimento integral da pessoa.

O Estado está negligenciando a garantia do direito à educação, cedendo às demandas do mercado. Gadotti (2005)

Gadotti (2005) destaca a mercantilização da Educação pelas Indústrias do Conhecimento, que vendem pacotes educacionais como produtos comerciais, prejudicando a formação dos estudantes de uma perspectiva crítica e emancipatória.

Slide 7 -  Educação é um processo contínuo de transformação das pessoas e suas relações com o mundo, acontecendo de diversas formas na cidade.

Slide 8 - A educação não formal é uma atividade organizada e sistematizada fora do sistema formal, com flexibilidade de tempo e espaço, respeitando as diferenças e capacidades de cada indivíduo.

Slide 9 -         tapa na cara

Slide 10 Com o processo de industrialização, as cidades passaram por transformações significativas, com aumento de população, novas profissões e circulação intensa de dinheiro. A compreensão da cidade é complexa, com diferentes olhares e visões sobre a realidade.

Slide 11 - Os apontamentos anteriores são uma forma de se desenvolver uma historiografia das cidades. Existem outras, mas tudo depende do olhar que se tem sobre a realidade. Todo espaço da cidade pode ser potencialmente educativo, dependendo do olhar pedagógico que se tem sobre ele, como bairros, ruas, praças, entre outros.

Slide 12 Para Araújo A política precisa ser duradoura e permitir que as gerações futuras aprendam a preservar e renovar o mundo para uma cidade mais humana, com o apoio de políticas públicas sérias e uma escola cidadã.

Slide 13 - vamos discorrer de forma específica sobre duas outras perspectivas de leitura da cidade: a marxiana e a freireana

cidade-empresa (HALL, 2005), isto é, A cidade muitas vezes é influenciada por políticas de valorização do capital, que envolvem privatização de bens públicos e apropriação de verbas para benefício do capital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (215.3 Kb)   docx (161.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com