TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e cidadania na escola

Pesquisas Acadêmicas: Ética e cidadania na escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.523 Palavras (11 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Na produção textual interdisciplinar serão abordadas as questões de Ética e Cidadania na escola, este tema foi sugerido pela equipe escolar da instituição no qual foi realizada a pesquisa de campo.

A escola na qual foi realizada a pesquisa é denominada E.M.E.F.Gabriel José Martins situada a Rua Belo Horizonte, nº473, no Bairro Morada do Sol em Barbosa - S/P foi fundada por Gabriel José Martins no dia 31/01/90.

A escola oferece Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, sala de recurso com horários diferenciados nos períodos matutino e vespertino, com professores graduados em alfabetização e educação especial, classes de Educação de Jovens e Adultos, no período noturno.

Conta com um numero aproximado de 650 alunos, seu corpo docente é composto por 40 professores, entre eles 6 especialistas, 2 em Educação Física, 2 em Língua estrangeira – Inglês e 2 em Educação especial, e o restante em Pedagogia e pós graduação em Alfabetização Escolar.

A Escola tem por finalidade: atender o disposto nas Constituições Federal e Estadual, Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente, ministrar o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos observadas, em cada caso, a legislação e as normas especificamente aplicáveis.

A filosofia da escola é educar partindo do princípio: Prática-teoria-prática, em busca da Construção de uma sociedade justa, igualitária, vivenciadora de valores e conhecimentos socialmente úteis, almejando o desenvolvimento integral do ser humano, sujeitos do contexto social e capazes de transformar o ambiente em que vivem.

Para que os educandos possam ser mais gente e não apenas sabedores de competências e habilidades técnicas. Eles precisam aprender a falar, a ler, a calcular, confrontar, dialogar, debater, dialogar, sentir, analisar, relacionar, celebrar, saber articular o pensamento e o seu próprio sentimento, sintonizados, com a sua história da luta pela terra, ou seja, cidadãos conscientes e capazes de interagir na sociedade.

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

Ao nos reunirmos com a equipe escolar foi sugerido que trabalhássemos com o tema Ética e Cidadania pelo fato de perceber que entre os alunos do Ensino Fundamental – ciclo I, não se preocupam se suas atitudes prejudicam ou não o outro.

O Projeto vivencial Ética e Cidadania parte da regra de ouro “não faça ao outro o que não gostaria que fizesse com você” (Bíblia Sagrada).

Cada vez mais a sociedade estimula crianças e adolescentes a terem atitudes individualistas que passam bem longe da reflexão e da responsabilidade com o próximo.

Pretendemos trabalhar a Ética e Cidadania como algo que diz respeito à vida em sociedade, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência; aprender a usar diálogos nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida familiar, coletiva, em comunidade e no planeta.

Desenvolver estes valores almejados pelos seres humanos e por consequência, uma efetiva construção de cidadania, que deverão ser alvo de ações de todos em busca de sua construção e disseminação.

Compreender tais pressupostos e discutir formas de programar-los no cotidiano dos alunos não apenas como o conteúdo teórico em si, mas nas vivências proporcionadas nas dinâmicas dentro e fora da sala de aula, propiciando uma boa convivência na escola e na sociedade. Podemos gerar novas ações que, por sua consequência, venham a se tornar um hábito que mude o caráter.

O objetivo do trabalho é promover o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes, valores e comportamentos com foco na Ética e Cidadania, mediante a implantação de ações aplicáveis na escola, na família e na comunidade e no planeta. E como objetivos específicos:

 Compreender alguns conceitos a respeito de valores como meio para uma boa convivência na escola e na sociedade;

 Buscar no encontro da escola, aluno e família construir uma relação de troca mútua que possibilite a todos educar e serem educados;

 Despertar a consciência critica do educando através de diálogos, vídeos, entrevistas, músicas, leitura de livros autobiográficos, material impresso como jornais e revistas possibilitando, assim, tomar atitudes e responsabilidades;

 Realizar atividades com seriedade para desenvolver competências de trabalho em grupo e respeito a opinião dos outros. Em todas as atividades grupais as dificuldades devem ser encaradas como obstáculos de percurso a serem vencidas pelo bem da coletividade;

 Buscar apoio em diferentes disciplinas e interação de atividades para que a criança sinta-se valorizada como ser humano;

 Possibilitar ao aluno a percepção de que a disciplina escolar está diretamente ligada à questão de cidadania e sua competência em uma sociedade melhor;

 Desenvolver no educando a construção de que atos inconsequentes dentro e fora da sala de aula refletem e são reflexos da violência na sociedade.

 Demonstrar que a escola é uma extensão da família e que tanto a família quanto os professores, sedimentam os princípios e valores formadores do caráter.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Hoje a sociedade em si está em busca dos valores que ao longo dos tempos foram deixados de ser plantados, pois só devemos cultivar os valores, se foram primeiro semeados.

A educação vive um momento de preocupação com o ensino de qualidade onde está inserido o resgate dos valores morais, a busca pela ética, pela construção da cidadania.

Existe uma preocupação maior com o ensino, conteúdos e diversas atividades para preencher o tempo em que o aluno está em sala de aula, enquanto a educação onde o foco seria ajudar o aluno a integrar ensino e vida está sendo deixada de lado.

A educação tem que buscar o resgate dos valores e essa tarefa deve começar dentro da sala de aula. Começando com docentes bem preparados tanto intelectualmente como emocionalmente, bem remunerados, com boas condições de trabalho.

Para que esses incentivos tenham reflexos em sala.

Pois como educador o professor deve buscar tarefas que estimule o desejo e o gosto do aluno pelos estudos, mostrando o valor dos conhecimentos para a vida e o trabalho.

A escola como a instituição que está em busca do desenvolvimento do aluno que ali se encontra tem uma árdua tarefa de lutar contra fracasso escolar. Esse problema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com