TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Sinônimo De Cidadania

Pesquisas Acadêmicas: Escola Sinônimo De Cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA SINÔNIMO DE CIDADANIA

Trabalho apresentado ao Curso pedagogia UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociologia da educação Prof. Okçana Battini. Teoria Geral do Conhecimento- Prof.ª Márcia Bastos de Almeida. Processo educativo no Contexto Histórico- Prof.ª Bernadete strang e psicologia da Educação- Prof.Carlos Eduardo.

Módulo I

Ipatinga

2011

INTRODUÇÃO

A escola é fundamental para formação da cidadania, por isso nenhuma criança nenhum individuo pode ficar excluído de seus benefícios, pois e através da educação que o ser humano conquista seus sonhos, seus projetos individuais e coletivos. Cada aluno e único, cada um deles tem seu ritmo de aprendizagem que deve ser respeitado pelo educador, pois através das paredes da escola a uma vida, que conta muito para a capacidade do aluno, o professor deve estar atento e conhecer bem cada aluno a quem educa, pois é através da escola e do educador que se forma cidadãos de bem, que devem estar prontos para encarar as exigências da sociedade.

Quando se fala em educação à palavra que logo vem à cabeça do ser humano e a escola, que e a grande responsável pela formação do cidadão, cabe a ela formar cidadãos críticos, reflexivos, conscientes e que possam estar preparados para conhecerem seus direitos e deveres, capazes de conhecerem a realidade em que vivem econômica, social e que posam estar aptos para construção de uma sociedade mais justa. A função básica da escola e a educação, o desenvolvimento a aprendizagem, que e necessária para a socialização do indivíduo, e necessário ter mais meios de aprendizagem para que o aluno compreenda melhor a realidade dos fatos que o cerca , favorecendo suas reações em atos sociais cada vez mais amplos.

A educação possibilita ao aluno habilidades como a leitura, interpretação que prepara o aluno para sua inserção ao mundo social e do trabalho, a cada dia o conhecimento vem sendo cobrado por empresas que precisam de profissionais aptos interessados, criativos que possam possibilitar a empresa modos de crescimento, o Brasil está em falta com profissionais capacitados e a escola e principal agente desta informação ela deve manter seus alunos informados de que, a sim capacidade de crescimento profissional em nosso país .

A escola tem o compromisso social de ir alem da transmissão de conhecimentos. Ela e a responsável em adaptar o aluno para capacidade de buscar informações segundo as exigências de campo profissional ou de acordo com suas necessidades individuais, fazendo assim com que ele possa se tornar um cidadão de bem que venha crescer profissionalmente e que possa ser sucedido e forte para encarar as criticas e a desigualdade da sociedade.

Sabemos que a formação de crianças e jovens é super importante para construção de um projeto de sociedade que possibilite a participação do individuo na produção de seus diretos ativos na realidade que se constrói historicamente. Assim alem da preparação para a cidadania e para o trabalho a função da escola na atualidade constitui na formação de seus alunos para uma cultura global, a partir do desenvolvimento das capacidades de aprender, a conhecer, ler e interpretar, através de exercícios autônomos mais de suma importância no processo de aprendizagem e no domino de linguagem verbal e matemática.

Para se viver em sociedade e necessário aprender, desenvolver competências que envolvem experiências sociais e de trabalho possibilitando ao individuo condições necessárias para enfrentar o trabalho no mundo contemporâneo no qual vem sofrendo grandes mudanças que afetam principalmente os trabalhadores socialmente desfavorecidos são as classes trabalhadoras mais pobres que sofrem com as condições desumanas em que vivem e a causa principal deste sofrimento e a educação que não e favorecida a eles que desde crianças trabalham em busca de sobrevivência e se esquecem de um bem valioso a educação.

As crianças e jovens devem aprender a conviver com as condições postas pela diversidade cultural, étnica e de gênero, respeitar as diferenças e dar mais valor a pequenas coisas como a solidariedade tolerância e cooperação com o outro, desde o maternal o aluno começa a criar suas características pois e lá na infância que começa o preconceito, talvez isto venha ate mesmo de família e é dentro da sala de aula que se aprende a viver com as diferenças cabe ao educador ensinar o aluno a conhecê-las e respeitá-las e entender que a diversidade esta ligada a autonomia e a liberdade.

O educador deve estabelecer uma relação pratica através de relações próximas a realidade do aluno, o que o cerca em sua vida cotidiana, ele deve entender o que o aluno aprende e exercita em suas praticas no dia a dia, o educador deve saber ministrar suas ações em sala de aula pois os alunos estão ali pra serem guiados e os professores são os condutores desta longa caminhada pela educação.

Hoje a escola vem, sofrendo grandes transformações e encerra a educação como grande ato social programas como o prouni vem dando oportunidades na educação e isto faz com que o país cresça em seu nível superior que ainda e um sonho para muitos, os jovens estão cada vez mais conscientes de que é fundamental a relação entre conclusão de ensino médio para simples funções, a cada dia que passa a educação se torna muito importante em vários aspectos tantos sociais e trabalhistas esta e uma característica mundial.

A verdade e que há muito ainda que se fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com