TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As práticas educativas com Literatura nas escolas de educação infantil

Por:   •  23/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

As práticas educativas com Literatura nas escolas de educação infantil

Introdução:

A Literatura Infantil é crucial para a formação da personalidade da criança, pois permite à mesma o contato com o imaginário, reflexão, e é através dela que se transmitem valores da conduta humana ou do convívio social, favorece a aprendizagem, a organização do pensamento, a expressão, além de se obter a formação de várias culturas.
A função da Literatura Infantil é educar, ora por fazer as crianças crescerem com um amplo conhecimento sobre costumes, regras, além de criar sentimentos, convicções, expectativas, criatividade, ora por atenção, conhecimento do que é disciplina. Todas essas características que a Literatura é capaz de transmitir são fundamentais para uma boa educação, e melhor ainda se incentivadas durante a infância.

É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...
(ABRAMOVICH, 1997, p.16).

Quando pensamos em criança não podemos deixar de pensar em escola, nem nos métodos de ensino que ela traz consigo, pois é nesse período que a criança intensifica seu desenvolvimento, cria sua personalidade, precisando de seus professores, e estes devem estar munidos de métodos apropriados a fim de despertar o interesse nas crianças pela Literatura, e o mais importante: devemestar preparados para educá-los, pois não se trata em pedagogizar a Literatura, que em sua essência é uma Arte, e sim valorizá-la, pois o hábito da leitura é produzido pela própria criança, mas as mesmas, sempre precisam de um estimulo.

A literatura infantil é levada a realizar sua função formadora, que não se confunde com uma missão pedagógica. Com efeito, ela dá conta de uma tarefa a que está voltada toda a cultura - a de “conhecimento do mundo e do ser”, como sugere Antônio Cândido, o que representa um acesso à circunstância individual por intermédio da realidade criada pela fantasia do escritor.
(ZILBERMAN, 2003, p.29).

A Literatura envolve entre várias atividades, a leitura recreativa pois a habilidade para apreciar a Literatura não será de uma hora para outra: desde os seus primeiros passos nas escolas infantis, a criança deverá ser auxiliada junto com o professor pela atividade literária, e este para que seja hábil, deverá ter em suas mãos diversos instrumentos para enriquecê-la.
O espaço privilegiado para o desenvolvimento dessa aventura da Literatura Infantil enquanto arte é a escola, onde deverão ser lançadas as bases para a formação do indivíduo, instruindo e distraindo a criança.
A Literatura Infantil é dedicada especialmente ao público infantil, nela é incluída historias fictícias, tais como, poemas, obras folclóricas e/ou culturais a até obras que retratam fatos da vida real. As obras literárias destinadas as crianças são quase sempreconstituídas de poucas palavras alem de ser muito coloridas e possuírem muitas imagens e fotos.
Cabe ressaltar que uma obra infantil precisa ser de fácil entendimento pela criança, pois diante de tantas inovações tecnológicas existem vários fatores que contribuem para o desinteresse das mesmas em relação a leitura, como por exemplo, radio, TV, cinema, vídeo game, sem contar que muitas não dispõem de um acervo literário em casa.
Considerando, pois, a importância da Literatura Infantil e ela, o objetivo do trabalho, alvo deste artigo, é de verificar como a Literatura é trabalhada nas escolas de educação infantil, se é devidamente valorizada e quais as práticas educativas do educador relacionando-as com estudos teóricos e com as informações obtidas.
Para atender a este propósito, realizou-se uma coleta de dados em duas escolas de Educação Infantil da região noroeste do estado de São Paulo, sendo uma particular e uma pública com crianças na faixa etária de 5 anos, na qual utilizou-se registros e observações, tais como:
• A presença da literatura nas escolas de Educação Infantil;
• Os recursos que são utilizados pelo professor;
• A disponibilidade e a conservação do acervo literário da escola;
• Os ambientes para desenvolver a Literatura Infantil;
• A atuação do professor em relação à Literatura;
• O interesse, a imaginação e o gosto das crianças pela Literatura;
Para análise das observações realizadas baseou-se em estudos bibliográficos sobre o tema.II-Aspectos Históricos da Literatura Infantil no Brasil

Surgida por volta do século XVII, época em que as mudanças na estrutura da sociedade desencadearam repercussões no âmbito artístico e social, e a escola tornou-se obrigatória e aberta a todas as classes sociais, a Literatura Infantil era encontrada em livros pedagógicos, utilizados como instrumento de ensino, que também divulgavam valores morais propagados pela sociedade, destinados especialmente para crianças. Estas eram vistas como adultos em miniatura, pois desde muito pequenas já participavam da difícil vida adulta, pois os pais precisavam trabalhar nas fábricas e não tendo com quem deixa-las, as levavam, gerando assim, um ambiente assistencialista, no qual os pais trabalhavam podendo ter seus filhos por perto. Cada criança ficava responsável por sua própria educação, alimentação, sono e até suas atividades diárias, contribuindo assim, para a formação de sua própria autonomia.

“ Esta faixa etária não era percebida como um tempo diferente, nem o mundo da criança como um espaço separado. Pequenos e grandes compartilhavam dos mesmos eventos, porém nenhum laço amoroso especial os aproximava”.
(ZILBERMAN, 2003, p.13). 

Depois do século XVII surge na França uma Literatura especifica para crianças: as fábulas de La Fontaine, Os contos da mamãe gansa de Perrault,entre outras. A criança passa a ser então, a partir do século XVIII,vista como criança, valorizada, protegida e separada do mundo adulto ao qual tinha livre acesso, e passa a ser vista como um ser frágil. Surge a escola nova, realçando a importância da educação para o desenvolvimento social e proteção à infância, já que naquela época os índices de mortalidade infantil eram altos. A partir desse movimento fortaleceram as primeiras escolas para a formação da criança e para o convívio social.

A nova valorização da infância gerou maior união familiar, mas igualmente meios de controle do desenvolvimento intelectual da criança e manipulação de suas emoções. (ZILBERMAN, 2003, p.15). 

No Brasil, já no final do século XIX, surgem os primeiros livros para crianças, escritos por próprios brasileiros, e vários elementos contribuíram na formação de um novo país em processo de modernização, tornando assim um público consumidor de produtos culturais, no qual a leitura passa a ter grande importância social, fazendo com que as escolas fortalecessem a transformação de uma sociedade rural em urbana.
Em 1921 Monteiro Lobato conhecido como “ Pai da Literatura Infantil” criou com seu espírito jovem varias historias infantis, entre elas “Narizinho Arrebitado”, e através dela o “sitio do pica-pau amarelo”, tornando a boneca Emília famosa, alem de criar vários outros personagens.
Monteiro Lobato foi um dos maiores escritores Brasileiros de histórias Infantis e somente após a década de 70 surge um grande desenvolvimento da Literatura Infantil, inspiradas nele, surgindo assim grandes editoras no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com