TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sob a Névoa da Guerra

Por:   •  21/11/2016  •  Resenha  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Um documentário que retrata a vida de Robert Strange McNamara que foi Secretário de Defesa dos governos dos Presidentes dos EUA Kennedy e Johnson, e suas 11 lições de vida, “Sob a névoa da guerra” foi o vencedor do Oscar de melhor documentário em 2003. Um trabalho feito pelo diretor Errol Morris, que explica a história, experiência e entrevista de McNamara com imagens reais e metafóricas sobre um dos momentos mais caóticos de sua vida.

CAPÍTULO 01

No cargo, Robert encarou a crise dos mísseis de Cuba e parte da Guerra do Vietnã. Em suas palavras, por sete anos ele viveu a Guerra, não Fria, como ficou conhecido o confronto entre os EUA e a URSS, mas Quente.

McNamara, apesar das suas origens modestas, ocupou um dos mais altos cargos do poder público estadunidense, Secretário de Defesa dos governos dos Presidentes dos EUA, e esteve no centro das mais profundas crises bélicas dos últimos anos, da Segunda Guerra Mundial à Guerra do Vietnã, passando pelas crises da Guerra Fria. No docmentário, além das revelações dos bastidores do poder, o que se vê é um perfil mais humilde e humano de McNamara, bem diferente da imagem de sistemático e rígido exposta pela imprensa.

Sob a Névoa da Guerra não é um documentário que surpreende por sua estrutura. Na verdade, sua montagem é tradicional, intercalando imagens com depoimentos. O que chama a atenção é o seu conteúdo histórico de importância incomensurável e a constatação a que o espectador chega, perplexo, de quão perto o mundo esteve de uma guerra nuclear. Em um trecho do documentário, o próprio McNamara revela que o que evitou a 3ª Guerra Mundial foi a sorte simplesmente.

Em cenas do documentário é possível ter uma ideia da tensão em torno do mais dramático momento da Guerra Fria, a crise dos mísseis de Cuba, em 1962. Mas o episódio ganha uma nova interpretação, sai a versão em que John Kennedy e seu irmão Bob salvam o planeta de uma guerra nuclear com perícia política e entra em cena uma nova história envolvendo arroubos

Para dar base nas declarações de McNamara, é trazido inéditos trechos de conversas gravadas entre o ex-secretário de Defesa e seus superiores na Casa Branca. Algumas das gravações utilizadas no documentário foram liberadas meses antes do filme entrar em fase de montagem.

McNamara fala também dos cinco meses que antecederam o lançamento das bombas atômicas que impuseram um final à Segunda Guerra. No documentário, ele levanta profundos questionamentos sobre a participação moral dos Aliados na Segunda Guerra. ''O objetivo de ganhar uma guerra justifica uma nação ter ordenado o massacre de 100 mil civis em apenas uma noite?''

Sob a Névoa da Guerra é mais do que um documentário, é um importante e inquietante relato que nos leva à reflexão sobre a fragilidade das estruturas do poder e as incongruências da guerra.

AS 11 LIÇÕES

1. Consiga a informação;

2. Sinta empatia pelo inimigo;

3. Racionalidade não irá nos salvar;

4. Você não pode mudar a natureza humana;

5. Proporcionalidade deve ser uma meta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com