TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  7/6/2015  •  Dissertação  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

A Era Vargas 1930 à 1945

     Getúlio vargas governou o brasil durante quinze anos, de 1930 a 1945. Este ano são conhecido como a ERA VARGAS e suas caractéristicas são as diversas alterações que o então presidente realizou no país nos setores sociais econômicos.

     Até o começo da década de 30, a REPÚBLICA VELHA vigorava no Brasil, ou seja, o país possuía uma centralização de poder entre os partidos políticos, além da econômia cafeeira e a aliança politíca entre São paulo e Minas Gerais, conhecida como "CAFÉ COM LEITE" (a presidência era realizada por presidentes mineiro e paulista).

     O presidente da época, WASHINGTON LUÍS deveria indicar um mineiro para o cargo, porém apoiou Júlio prestes, o que causou a conhecida revolta armada, já que a aliança liberal afirmava que tudo era uma fraude eleitoral. A situação ficou ainda mais críticas quando o vice presidente de Getúlio Vargas, João pessoa foi assassinado no Recife, Pernambuco..

     Aproveitando destes encidentes,os getulistasn não perderam tempo em culpar seu opositores sem provas. No final do mesmo ano, com a ajuda do exercíto o poder foi passado para Getúlio

     Vargas usou política de modernização criou novos mistérios (ministério do trabalho, indútria e comércio e o ministério da educação e saúde), deu segmento a politíca da valorização do café, o pvc, criou o conselho e o institutondo cacau e a lei d sindicalização, cuja sinicatos era vínculados indiretamente ao presidente.

     Um ano depois, um passo causado de Getúlio quase colocou tudo a perder, ele tinha a intenção de derrubar a constituição brasileira, o que deixou a classe média paulista irritada. Para piorar a situação quatro soldados pauilstas: martins, miragaia, dráusio e camargo, foram assassinado e então a sociedade passa a apoiar a causa constitucional.

     No dia 9 de julho, a revolução acontece, sendo que as paulista tinham apoio do Rio de janeiro, Minas Gerais e Rio grande do sul.

     O presidente entãon isola São paulo, que sem outra opção se rende. É então aprovada a constituição de 1934 que passa a ter o voto secreto, o voto feminino, ensino primarío obrigatório e diversas leís trabalhistas.

     Três nos mais tarde, devido aos documentos domplano cohen, Vargas conseguiu realizar o golpe de 1937 derrubando o estado novo. O presiente fechou o congresso nacional, criou o tribunal de segurança nacional, centralizou o poder e acabou com a liberdade partidária.

     Getúio Vargas saiu do governo após sofrer um golpe militar no dia 29 de outubro de 1945. No ano foram feitas eleições livres,e ele foi feito senador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (49.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com