TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Superando o vício

Seminário: Superando o vício. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Seminário  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Critica

Fuja das armadilhas da distração e aprenda a se concentrar

Superando o vício

A cada dia novas tecnologias, notícias, entretenimento, jogos, redes sociais e pilhas e pilhas informação são colocadas à nossa disposição. Todos os dias, milhares de pessoas trabalham para tornar os “produtos” irresistíveis, atraentes e chamativos. E quando estamos totalmente expostos a este mundo de distrações infinitas, se concentrar pode ser realmente uma batalha.

Existem vários fatores que fazem com que o cérebro preste atenção em várias coisas ao mesmo tempo e tudo começa pela própria biologia do corpo humano. O cérebro é o órgão mais complexo e evoluído do corpo, mas com isso vem um “problema”, ele é rápido demais, de acordo com o psicólogo Mihály Csíkszentmihály, nosso cérebro é capaz de processar 110 bits por segundo, ouvir alguém falando usa 40 bps, logo há 70 bits fora de uso, então o cérebro começa a prestar atenção em outras coisas além da pessoa que está falando, isso ocorre porque o cérebro sente a necessidade de ocupar este espaço restante.

Outro fator determinante é a necessidade que sentimos em obter prazer, e isto se aplica naquela vontade incessante de ver novas atualizações em redes sociais, checar o email, etc.

Este ato de checar ou chame como quiser, acaba se tornando um vício, pois ao clicarmos em determinado assunto de nosso interesse, o nosso cérebro instantaneamente nos recompensa com dopamina, que é um dispositivo do cérebro que nos dá sensação de prazer, como quando comemos aquela comida preferida mesmo não sendo saudável, esse prazer momentâneo nos leva á torná-lo um hábito.

Mas graças á adaptabilidade do cérebro, nós podemos contornar estes obstáculos e atingir a concentração aguardada e tão necessária para a nossa vida.

Existem diversos mecanismos e formas de treinamento para sufocar toda a falta de atenção, e finalmente conseguir se concentrar sem empecilhos.

A começar pelo exemplo dos monges, que focalizam um ponto no espaço e se concentram nele, e toda vez que a mente escapa, eles a trazem de volta. Com este simples, porém difícil exercício é possível treinar a concentração e acostumar o cérebro a obedecer a sua vontade. Outro método mais “moderno” são alguns programas criados para bloquear mídias sociais, outro para dar 5 minutos á cada 25 minutos de trabalho, o que funciona como uma recompensa por você ter se concentrado. E uma grande dica é não misturar tarefas, tomar café na hora do café, trabalhar na hora determinada, etc. E para um futuro indefinido, existem pesquisas que tem usado lasers para melhorar a concentração em ratos e em um futuro próximo será testado em humanos.

Conforme foi exposto pelos diversos fatores aqui discutidos, considero que a concentração não é uma coisa que deve ser negligenciada, já que é algo que afeta nossa vida inteira, o tempo todo em que estamos acordados. O ato de se concentrar, por mais difícil que possa ser só pode ser benéfico para quem o pratica, pois com concentração, tudo se torna mais fácil e simples, não há mil coisas acontecendo ao mesmo tempo, logo tudo é feito com mais exatidão, não há problemas ao ler um livro ou escrever

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com