TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE - DIREITOS HUMANOS E ÁREA CULTURAL

Relatório de pesquisa: SÍNTESE - DIREITOS HUMANOS E ÁREA CULTURAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 6

PEDAGOGIA EAD

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera de Sorocaba, como exigência parcial do curso de “Pedagogia” do 1º semestre, sob a orientação da tutora Ana Paula Barramansa

Sorocaba, 18 de Abril de 2013

SÍNTESE - DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL

A Pluralidade Cultural é referente ao conhecimento e à valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos que convivem no mesmo território, e o nosso país tem uma grande diversidade de características social e cultural e o convívio entre esses grupos diferenciados nos planos sociais muitas vezes são marcadas pelo preconceito e pela discriminação.

Dentro da Pluralidade Cultural abrimos espaço para estudar e procurar entender sobre os assuntos referente ao preconceito, racismo, o índio, imigração, as diversas religiões, como o judaísmo, o catolicismo, os protestantes, e o islamismo, e ter a consciência que a diversidade é traço fundamental na construção de uma identidade nacional que se põe e repõe permanentemente, tendo a ética como elemento definidor das relações sociais e interpessoais.

Essas manifestações são consideradas uma violação dos direitos humanos dos alunos, professores e funcionários discriminados, pois podem trazer diversas consequências ao processo educacional pelo sofrimento e constrangimento expostos a essas pessoas. O ambiente escolar não é só um lugar onde são ensinadas regras, mas onde devemos sempre buscar a valorização do ser humano.

Podemos afirmar que um dos grandes desafios é reconhecer que à diversidade como parte inseparável da identidade nacional é conhecer e reconhecer a riqueza representada por essa diversidade etnia e cultural que compõe o patrimônio sócio cultural brasileiro, investindo na sua superação de qualquer tipo de descriminação dos grupos que compõe a sociedade.

A pluralidade cultural tem como principal objetivo a valorização de culturas diferentes, é necessário que respeitar e ser respeitado é um direito humano, isto não significa que temos que aderir aos costumes ou concordar com o que fazem, mas simplesmente respeita – lós pelas suas diferenças e diversidades.

É um direito de todos serem livres de qualquer forma de discriminação, e ser respeitado pelas suas diferenças.

A INVENÇÃO DA INFÂNCIA

DIVERSIDADE CULTURAL

Todos iguais,

Todos diferentes.

Diferenças são o que nos separam,

Pequenas diferenças que dividiram

o mundo,

Opondo humanos contra humanos

Que frente a frente lutaram

E tudo mudaram.

A mudança foi grande,

Os antigos tempos de discriminação

Vencidos foram

Nascendo uma nova Era,

Uma Era de esperança e igualdade.

Em que humanos em necessidade são socorridos

Por cidadãos voluntários

Estes põem em risco as suas vidas

Defendendo assim os seus valores primários.

Marta Ramos

SOMOS DIFERENTES, MAS NÃO QUEREMOS SER TRANFORMADOS EM DESIGUAIS

REFLEXÃO

Todas as culturas humanas criaram modos de viver coletivamente, de organizar sua vida política, de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar, distribuir e trocar as riquezas que produzem, todos os povos desenvolveram linguagens, manifestações artísticas e religiosas, mitologias, valores morais, vestuários e moradias. Assim, a pluralidade cultural indica um acúmulo de experiências humanas que é patrimônio de todos nós, pois pode enriquecer nossa vida ao nos ensinar diferentes maneiras de existir socialmente e de criar o futuro, temos como compromisso tornar uma sociedade justa. Mas entendemos que a pluralidade cultural não é dada a devida importância, pois muitas crianças ainda estão fora das escolas devidas diversas circunstancias como o trabalho na infância, e dentro das escolas o assunto muitas vezes só é abordado a partir do momento que ocorre uma situação critica. Os alunos não tem acesso à informações referente à pluralidade cultural e os diretos humanos e acabam não tendo ciência de qual a importância das diferenças de cada indivíduo para a sociedade e quanto é necessário respeitar os direitos do mesmo pelas suas diferenças.

Devemos cuidar para que desde o início a aparência transforme os gêneros em diferenças. Para uma criança pequena isso não tem a menor importância, pois as diferenças ocultas até favorecem o pleno desenvolvimento conjunto. O fato de gêneros diferentes compartilharem o mesmo espaço, prepara-os para se compreenderem mutuamente, para que possam mais tarde conviver num mundo sem disputas, respeitando o espaço peculiar a cada um, sem diferenças de espécie alguma. Não devemos esperar do mundo para que ele mude as pessoas e sim devemos agir para mudar o mundo.

REFLEXÃO

A escola é um espaço democrático onde é possível trabalhar as relações de gêneros a fim de quebrar certos mitos que envolvem estas questões.

É preciso criar oportunidades para que os alunos reflitam e critiquem aquilo que escutam sobre o que é próprio de homem ou de mulher e aprendam a conviver de maneira saudável e equilibrada com as diferenças que existem. Os educadores podem promover brincadeiras onde meninos e meninas possam estar juntos em atividades em grupo, procurar formar equipes mistas para que as crianças aprendam a conviver com o sexo oposto e não permitir piadas de conteúdo sexista e quando acontecer imediatamente, mostrar os problemas que o preconceito de gênero afeta as pessoas. Portanto, é papel do educador trabalhar de forma participativa e consciente para a formação de uma nova mentalidade em que homens e mulheres possam viver em equidade e de maneira respeitosa, contribuindo para uma sociedade mais fraterna.

CONCLUSÃO

Concluímos com esse trabalho à importância da valorização das características étnicas, raciais, culturais dos diferentes grupos que convivem no mesmo território para a formação da sociedade, e que ainda existem muitas dificuldades para se lidar com a temática do preconceito e da discriminação cultural, racial e étnica.

Que dentro da Pluralidade Cultural que a não compreensão das diferenças geram o preconceito ao desconhecido, pois o desconhecido muitas vezes se torna motivo de brincadeira e piadas ofensivas, abrindo espaço para o preconceito como o racismo, o índio, imigração, as diversas religiões, entre outras características.

E que é um direito de todos serem livres de qualquer forma de discriminação, e ser respeitado pelas suas diferenças.

E que as manifestações do preconceito e discriminação referente às diferenças culturais, étnicas, sociais entre outros é considerada uma violação dos direitos humanos.

Sendo que geralmente a manifestação do preconceito e discriminação na maioria das vezes é involuntária ou inconsciente, gerada pela falta de informação das pessoas que acabam não sabendo lidar com as diferenças de cada indevido, que mesmo as pessoas convivendo diariamente com as diversas diferenças, ainda temos pouco acesso à informação sobre a pluralidade cultural e a importância de se respeitar as diferenças e as consequências que os indevidos expostos a qualquer tipo de discriminação pode gerar no processo educacional pelo sofrimento e constrangimento expostos.

Constatamos através desse trabalho que todos nos vivenciamos diferentes casos de discriminação e preconceito em que o direito humano foi violado por pessoas que não souberam lidar com as diferenças de cada indevido.

Também podemos entender as relações de gêneros e a importância de criar oportunidade para que as crianças aprendam a viver de maneira saudável e equilibrada com as diferenças entre homem e mulher, e a necessidade de saber lidar quando ocorrer piadas de conteúdo sexista, imediatamente mostrando os problemas que o preconceito de gênero pode afetar as pessoas expostas, e compreendemos a importância das brincadeiras mistas ondem meninos e meninas executando atividade em grupo e aprender a conviver com o sexo oposto com naturalidade, entendendo que faz parte do papel do educador trabalhar de forma participativa e consciente para a formação de uma nova mentalidade em que homens e mulheres possam viver em equidade e de maneira respeitosa.

Esperamos um futuro melhor, futuro esse que começa desde casa onde os familiares iniciem um trabalho, mostrando que acima de tudo está o respeito ao próximo, trabalho que estará em continuidade nas escolas onde passam grande parte do seu tempo. Depositamos confiança nos educadores pessoas dedicada e de boa vontade, que estão dispostos a formar cidadãos de boa índole na sociedade onde vivemos, também esperamos grandemente do nosso país o apoio para andarmos juntos e conquistarmos grandes realizações de sucesso na Educação Brasileira.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

Oria, R. Educação, cidadania e diversidade cultural, Revista Humanidade, Brasília-DF 1997.

http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/pcn-plutalidade-cultural/

http://pessoal.educacional.com.br/up/47040001/1132827/index(2).htm

http://projetosead.blogspot.com.br/2011_11_01_archive.html

http://sitededicas.ne10.uol.com.br/art_meninos_e_meninas.htm

Como Trabalhar as Relações de Gênero na Escola- hrrp://www.oSabeTudo.com

POESIA

http://multiculturalismo9a.blogspot.com.br/p/blog-page.html - Autora Marta Ramos

IMAGENS

http://junior-duba.blogspot.com.br/2012/10/um-milhao-de-criancas-fora-da-escola.html

http://blogdoiphone.com/2011/05/em-porto-alegre-criancas-sao-alfabetizadas-com-a-ajuda-do-ipad/

http://www.appai.org.br/Jornal_Educar/jornal49/pluralidade_cultural/identidade.htm

http://nemtaoobvioassim.wordpress.com/

http://unalu.com.br/blog/?cat=58

...

Baixar como  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »