TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Sobre A Aplicabilidade Na Educação

Dissertações: Síntese Sobre A Aplicabilidade Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese sobre a aplicabilidade da Estatística na Educação

Através da prática docente da disciplina Estatística é possível ver o quanto o conhecimento estatístico é importante para uma eficiente elaboração de projetos, programas e para a prática docente bem sucedida, pois é indispensável uma análise antes de qualquer execução.

É natural que ao iniciar essa disciplina o futuro(a) pedagogo(a) se preocupe em como trazer para o dia-a-dia na sala de aula esse conteúdo, porém, ao estudá-lo mais um pouco percebe-se que haverá facilidade e torna-se prazeroso o uso da estatística.

O ensino de Estatística deve tratar de questões da realidade dos alunos, de forma a instigá-los na percepção de como as quantificações estão inseridas nos diversos cotidianos. É por meio da visualização da utilidade prática da Estatística, que os alunos perceberão sua importância no mundo real, ambiente do qual fazem parte.

Oliveira e Grácio (2003) destacam que o professor de Estatística, nesse contexto, necessita romper com o modelo reprodutivo no qual tem a função de apenas executar um programa já pronto, partindo para a construção de cursos que priorizem o instrumental estatístico mais pertinente à área de atuação do futuro profissional. Desse modo, especialmente quando trabalhada como disciplina de natureza instrumental, o ato de vincular o conhecimento estatístico ao universo de conhecimento do aluno requer do docente a compreensão do campo para o qual se propõe ser instrumento. O docente de Estatística Aplicada á educação necessita, assim, ampliar seus conhecimentos na busca do desenvolvimento de um trabalho mais contextualizado, integrando os conceitos da própria disciplina com os demais conceitos do curso em que está inserida.

Grácio e Garrutti (2003a, 2005), preocupadas com a integração da Estatística à área de Educação e partindo do pressuposto de que as atuais tendências presentes em trabalhos científicos podem evidenciar um conteúdo programático de Estatística adequado e inerente à área de Educação, desenvolvem uma análise em artigos de periódicos, de inserção Internacional e Nacional, e em dissertações e teses, da área da Educação, no período de 1996 a 2000, a fim de tratar do aspecto da seleção e organização de conteúdos de Estatística adequados a essa área do conhecimento.

Visam, ainda, buscar nessas pesquisas exemplos da aplicação da Estatística no

campo de conhecimento e atuação dos educadores, a fim de enriquecer as aulas da referida disciplina com variáveis e trabalhos pertencentes à área, privilegiando o ensino contextualizado, por meio da aproximação da Estatística ao universo de ação dos alunos e motivando-os durante as aulas.

As autoras defendem que a validade e a legitimidade da utilização da produção

científica (análise de artigos, dissertações e teses) na busca dos conteúdos mais significativos e relevantes para o ensino da disciplina de Estatística, justifica-se “no argumento de que tal produção sistematiza o conhecimento novo elaborado na área, incorporando as tendências vigentes nos procedimentos de pesquisa” (OLIVEIRA, 1996, p.59) e no fato de que o ensino deve atrelar os conteúdos a serem desenvolvidos aos objetivos do curso e às tendências em pesquisa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com