TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TARIK ANDRE

Artigo: TARIK ANDRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2014  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

as modalidades de ensino.

SÍNTESE DA OBSERVAÇÃO

O período de observação do Estágio regência aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor José Jorge Hage, situada no Bairro Brasil na cidade de Alenquer - PA no ano de 2014, em uma turma de 5ª série no turno matutino, onde como estagiária tivemos a oportunidade de prosseguir com mais uma experiência em nossas vidas. Já conhecendo sua estrutura física, o corpo docente e discente, e demais funcionários, o que nos acrescentou foi o conhecimento mais próximo das novas turmas e o novo regente.

Referente às condições físicas da escola, foi possível reafirmar que ela possui uma boa estrutura com compartimentos amplos e bem arejados, divididos adequadamente para cada setor de trabalho. A instituição possui um grande número de salas de aula, laboratório, biblioteca, sala para professores, cantina, pátio, área livre, sala de jogos, sala de vídeo e quadra poliesportiva. As salas de aula são bem estruturadas para comportar uma quantidade máxima de quarenta alunos, são bem iluminadas, possuem ventiladores, quadro e carteiras em boas conservações.

Em se tratando da receptividade, os alunos nos recepcionaram educadamente, se mostraram muito curiosos e ansiosos para saberem quando nós assumiríamos a sala de aula. Os discentes são interessados, atentos e participativos, são respeitadores uns com os outros e principalmente com seu professor. Há poucas conversas paralelas, saem da sala somente quando necessário e com a permissão do professor regente. Demonstram-se muito disciplinados e obedientes ao docente.

De acordo com a observação em sala de aula e a atuação do regente, foi possível reconhecer que ele tem total domínio de classe fazendo-se perceber através do bom comportamento, atenção e participação dos alunos durante a aula. O docente possui domínio de conteúdo, suas aulas são expositivas e tradicionais, utiliza-se do livro didático e quadro branco. O professor se relaciona muito bem com os alunos dentro e fora da sala de aula, e demonstrou ser bastante querido por seus alunos tanto quanto por seus colegas de trabalho.

Interessou-se muito em nos ajudar, falou de sua forma de trabalhar podendo deixar notório seus anos de experiência em sala de aula, permitiu que nós pudéssemos ficar a vontade ao assumir a sala e que estaria sempre á disposição para ajudar-nos no que preciso fosse.

SÍNTESE DA CO-PARTICIPAÇÃO

O período de co-participação foi realizado durante seis horas/aula. Foi um período tranquilo e muito proveitoso, onde já se pode notar o respeito dos alunos para conosco, interesse pela aula, nível e facilidade de aprendizagem dos alunos. Uma das co-participações foi planejada junto ao professor regente e restante sugerido pelo mesmo que seria de criatividade da estagiária.

Ao chegar à sala junto com o professor regente o mesmo relembrou aos alunos o que já havia dito sobre os estagiários e disse que a partir daquele momento nós já assumiríamos a sala de aula.

Nós apresentamo-nos aos alunos, nos dirigirmos ao quadro, colocando data e divisões. Começamos a correção da atividade sugerida pelo professor regente colocando as no quadro após ter visto que grande parte dos alunos havia feito como sugerida por ele anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com