TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TENSAO ELETRICA

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Tensão elétrica

As variáveis básicas de um circuito elétrico são correntes e tensão. Essas variáveis descrevem a passagem de cargas pelos componentes de um circuito e a energia necessária para promover essa passagem, o valor da tensão pode ser negativo ou positivo. O sentido da tensão é dado pela polaridade (+, -).  Em todo circuitos elétricos é necessário à existência de uma fonte de tensão para fornecer energia aos circuitos.

Corrente elétrica

A corrente elétrica é o fluxo de cargas elétricas que aparecem em um condutor como resultado do estabelecimento de uma tensão elétrica entre dois pontos do mesmo.

Em outras palavras podemos dizer que corrente elétrica é o fluxo ordenado de elétrons em determinado materiais condutores.

Resistência

Para falar de resistência precisamos voltar um pouco e comentar sobre resistores, resistor é um dispositivo elétrico que transforma exclusivamente energia elétrica em energia térmica, e se opõe a passagem de corrente elétrica, quanto maior a resistência menor e a corrente que passa por ele, alguns aparelhos classificados como resistores são:

Ferro de Passar, Ferro de solda, Lâmpada Incandescente (quase extinta substituída pelas lâmpadas com LED) e o principal mais conhecido como o Chuveiro, esses são os maiores consumidores de energia com resistores.

Potencia

A potência elétrica é definida como “a capacidade de uma fonte de tensão elétrica realizar um trabalho por unidade de tempo”. Sabemos que equipamentos eletrônicos necessitam de energia elétrica para funcionar. Ao receber energia elétrica, esses aparelhos transformam-na em outra forma de energia. O chuveiro, por exemplo, converte a energia elétrica em térmica.

Quanto maior a quantidade de energia transformada em um curto intervalo de tempo, maior é a potência do aparelho. Essa grandeza, portanto, aponta a velocidade com que a energia elétrica é transformada em outro tipo de energia.

SEQUENCIAL ESCOLA TÉCNICA

CURSO: ELETROTÉCNICA

GRANDEZAS ELÉTRICAS

SÃO PAULO

07-03-2017

VINICIUS MOTA

MATERIA: IME

INDICE:

  1. TENSÃO ELETRICA.
  1. CORRENTE ELETRICA.
  1. RESITENCIA.
  1. POTENCIA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com