TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ABS

Por:   •  1/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

HEPATITE: Inimigo mortal e silencioso

Nayssa Nara Barcelos S. Nunes*

Profª Ma. Ilka da Graça Baía de Araújo**

RESUMO:

Palavras-chave: #hepatite #doença #inimigo #patologia

ABSTRACT

Keywords: #hepatitis #disease #enemy #pathology

  1. INTRODUÇÃO

As hepatites virais são doenças causadas por diferentes agentes etiológicos, de distribuição universal, que têm em comum o hepatropismo. A hepatite é uma inflamação do fígado, um dos principais órgãos do corpo humano, responsável pelo armazenamento, liberação, síntese e metabolismo de diversas substâncias. As hepatites virais formam um grupo de cinco doenças diferentes e diversos vírus pode ser os causadores, sendo os principais: HAV, HBV, HCV, HDV E HEV, porém outros agentes etiológicos também podem aparecer, como Epstein-Barr, CMV, VHS, vírus da febre amarela e da rubéola.  A hepatite viral é geralmente autolimitada, durando cerca de um a dois meses, mas pode durar até cerca de seis meses; no entanto, em outros casos, a hepatite pode apresentar sintomas extra-hepáticos marcantes, levando à doença hepática crônica. A hepatite com maior incidência é a hepatite causada por infecção viral, que se divide nos tipos A, B, C, D (Delta) e E. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estima que pelo menos 400 milhões de pessoas em todo o mundo estejam infectadas pelos vírus da hepatite B e C, que matam 1,4 milhão de pessoas a cada ano. As hepatites virais são a segunda causa de morte entre as doenças infecciosas depois da tuberculose. É importante ressaltar que a hepatite é prevenível, tratável e, no caso da hepatite C, curável. O enfrentamento dos importantes problemas de saúde pública que constituem doenças infecciosas endêmicas no Brasil continua sendo um desafio formidável. Dentre essas doenças, as hepatites virais são as de maior destaque, e seu comportamento epidemiológico no nosso país e no mundo mudou muito nos últimos anos. A expansão da cobertura vacinal da hepatite B, a detecção mais eficiente do vírus C nos bancos de sangue e as melhorias drásticas no saneamento básico estão entre os fatores decisivos que contribuem para essa mudança.

 

 

  1. METODOLOGIA
  2. REVISÃO DE LITERATURA
  1. DEFINIÇÃO
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

  1. FERREIRAL, Cristina Targa FerreiraI; SILVEIRALL, Themis Reverbel da. Hepatites virais: aspectos da epidemiologia e da prevenção. Serviço de Pediatria; Setor Gastroenterologia Pediátrica; Hospital de Clínicas de Porto Alegre - RS; Rua Ramiro Barcelos, 2.400 - 4º andar; 90035-003 – Porto Alegre, RS
  2. RODRIGUES, Alana. Hepatites Virais: saiba reconhecer e manejar!. Sanar Flix, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3vVvZYr. Acesso em: 08, de Maior de 2022.
  3. MANUAL MSD – Versão para os profissionais de saúde. Visão geral da hepatite viral aguda.  Sonal Kumar , MD, MPH, Weill Cornell Medical College. 2020. Disponível em: https://msdmnls.co/3P3a5dn. Acesso em: 08, de Maio de 2022.
  4. PUBLICADO POR HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEN. https://bit.ly/3MZUd9F. 2020. Entenda o que são as hepatites virais e como se prevenir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com