TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Materno Infantil na AB

Por:   •  4/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.558 Palavras (19 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓLICAS E DA SAÚDE

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL NA ATENÇÃO BÁSICA I

HIPERÊMESE GRAVÍDICA, POLIDRÂMNIO E OLIGODRÂMNIO

MACAPÁ-AP

2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓLICAS E DA SAÚDE

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL NA ATENÇÃO BÁSICA I

HIPERÊMESE GRAVÍDICA, POLIDRÂMNIO E OLIGODRÂMNIO.

Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá como requisito avaliativo na disciplina Enfermagem Materno Infantil na Atenção Básica I, na turma 2017.

MACAPÁ-AP

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 HIPERÊMESE GRAVÍDICA        4

   2.1 ETIOLOGIA E FATORES DE RISCO        5

   2.2 QUADRO CLÍNICO        6

   2.3 DIAGNÓSTICO        7

   2.4 TRATAMENTO        7

   2.5 CONDUTA        8

3 POLIDRÂMNIO        8

   3.1 ETIOLOGIA E FATORES DE RISCO        9

   3.2 QUADRO CLÍNICO        10

   3.3 DIAGNÓSTICO.        10

   3.4 TRATAMENTO        10

  3.5 CONDUTA        12

4 OLIGODRÂMNIO        13

   4.1 ETIOLOGIA E FATORES DE RISCO        13

   4.2 QUADRO CLÍNICO        14

   4.3 DIAGNÓSTICO        14

   4.4 REPERCUSSÕES NA GRAVIDEZ        15

   4.5 TRATAMENTO        15

   4.6 CONDUTAS        15

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

1 INTRODUÇÃO 

Para um desenvolvimento saudável da gestação tanto para o feto quanto para a mãe, é necessário algumas modificações e equilíbrio de todos os sistemas orgânicos a fim de garantir melhor condicionamento de saúde para o binômio. Sabendo que as modificações no organismo materno são próprias deste período, pode surgir algumas alterações patológicas que comprometem significativamente o desenvolvimento do feto e a condição de saúde materna.

Entre as alterações encontram-se o excesso de êmese, perda de líquido amniótico ou aumento dele, são respectivamente hiperêmese gravídica. polidrâmnio e oligodrâmnio. Devido as alterações hormonais a maioria das gravidas apresenta um quadro de êmese gravídica, mas sabe-se que essa é alteração fisiológica da gravida. Já a hiperêmese gravídica é o excesso de náuseas e vômitos durante a gestação, impedindo a gestante de comer adequadamente e atrapalhando a rotina, por isso é importante um prognostico adequado. A hiperêmese gravídica é a segunda causa mais frequente de internação hospitalar, após o parto pré-termo.

O concepto é envolto por líquido amniótico durante todo o seu desenvolvimento intrauterino. Além de manter a homeostase térmica, o liquido proporciona proteção ao feto contras diversos traumas e permite o desenvolvimento adequado de todos os sistemas, mas quando ocorre alterações do volume desse liquido pode estar associada ao aumento do risco perinatal e complicações no parto e puerpério. (ZUGAIB, 2016)

2 HIPERÊMESE GRAVÍDICA

Náuseas e vômitos da gravidez nas primeiras 9 semanas são condições comuns que afetam 70 a 85% das grávidas. Eventualmente, evoluem para uma forma mais grave, denominada hiperêmese gravídica, caracterizada por vômitos incoercíveis. Em alguns casos extremos, há a indicação de interrupção da gravidez como resultado de um quadro de hiperêmese agravado.

Caracteriza-se por incessantes náuseas e vômitos intensos que impedem a alimentação da gestante, ocasionando desidratação, oligúria, perda de peso (no mínimo, 5% do peso pré-gravídico) e transtornos metabólicos, com alcalose. Nos casos graves, pode ocasionar insuficiência hepática, renal, neurológica e hemorragia retiniana. A apresentação desses sintomas requer hospitalização. Aspectos emocionais e adaptações hormonais são apontados como causadores do citado transtorno. (BRASIL, 2013).

2.1 ETIOLOGIA E FATORES DE RISCO

A causa das náuseas e vômitos da gravidez ainda é imprecisa. Especula-se como candidatos prováveis os hormônios envolvidos na gestação, gonadotrofina coriônica humana (hCG) e estrogênios, progesterona, talvez inter-relacionados. Em casos refratários ao tratamento convencional, pode ser necessária a investigação de outras causas potenciais ou fatores exacerbantes. Devem ser consideradas as dosagens de eletrólitos, provas de função renal e hepática, pesquisa de doença tireoidiana, ultrassonografia, infecção por helicobacter pylori e ainda causas emocionais, entre outros. Além disso, pode estar associada a questões como gestação múltipla, mola hidatiforme, pré-eclâmpsia, diabetes e isoimunização Rh. (REZENDE, 2017).

Sabe-se, com certeza, que o período em que ocorre o pico do nível sérico hCG coincide com a época de maior incidência desses sintomas na gravidez. Já a progesterona especula-se que como a atividade hormonal do corpo lúteo está aumentada no primeiro trimestre da gestação, quando a patologia é mais comum, diversos pesquisadores procuraram uma associação entre esse quadro e os níveis de progesterona. Uma explicação da correlação entre hiperêmese e estrógeno seria a de que os níveis elevados de estrógeno provocam lentidão no trânsito intestinal e aumento do tempo de esvaziamento gástrico, resultando em acúmulo de fluidos no trato gastrointestinal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (191.8 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com