TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestão

Ensaios: Tecnologia De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão e Organização Horizontal

É uma tecnologia de gestão que aplica as premissas do empowerment e é bastante utilizada pelos gestores modernos. A utilização dela permite aumentar o poder de decisão nos níveis mais baixos da tradicional estrutura vertical, sendo toda a equipe responsável pelo sucesso da organização, cada um em sua função não perdendo o respeito e a responsabilidade com o resultado final, que é inerente ao grupo.

A organização horizontal pode ser definida como uma organização de estrutura enxuta, que reduz os níveis hierárquicos existentes nas empresas e ajuda a aproximar os níveis institucionaisdos operacionais. Isto auxilia na redução de ruídos de comunicação entre todos os níveis, agilizando e democratizando os processos de tomada de decisão

Aprendizagem Organizacional

É um modelo de gestão no qual a organização torna-se capaz de absorver e disseminar o conhecimento individual de cada um dos funcionários, proporcionado, através da soma desses conhecimentos, inovação ou melhoria de produtos e serviços, e, assim satisfazer mais espectativas dos clientes.

A Aprendizagem Organizacional

A aprendizagem organizacional é uma tecnologia de gestão com resultados muito pertinentes para qualquer empresa. A organização que adotá-la, com certeza, terá resultados benéficos tanto para sua empresa, quanto para sua equipe de trabalho.

Tecnologias de gestão são ferramentas que podem ser utilizadas pelas organizações. A aprendizagem organizacional é um fenômeno sistêmico nas empresas, que permanece independente das pessoas. Exatamente, as organizações podem não ter cérebro, mas são dotadas de sistemas cognitivos que elas mesmas desenvolvem e vão sendo impregnados na sua cultura por meio, principalmente, de rotinas ou procedimentos.

A organização de aprendizagem cada vez mais percebe o valor de seus funcionários, denominando-os colaboradores, pois com o passar do tempo descobriu-se que, o homem, enquanto funcionário, pode pensar. Mais do que isso, descobriu-se que ele pode gerar conhecimento, aí que surge a aprendizagem organizacional, que vem sendo levantado como “a grande bandeira” das organizações de futuro, chegando até mesmo a ser considerada por alguns autores, como Kierman (1998), como a religião da organização do futuro.

A aprendizagem organizacional pode ser definida como “a aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, convicções e atitudes que acentuem a manutenção, o crescimento e o desenvolvimento da organização” (Guns, 1999 pg.33). Uma organização que aprende é uma organização habilitada na criação, aquisição e transferência de conhecimento e em modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e percepções (Kierman, 1998 pg.198).

É comum o funcionário se defrontar com metas de desempenho a serem batidas (é um meio dos empregadores avaliarem seu rendimento e possível permanência ou não na organização), se o desempenho for bom, fica, se for ruim, que tenha sorte em outra empresa. São poucas as empresas que se preocupam com o funcionário, o desempenho é importante, e o aprendizado organizacional tem a ver com o desempenho. Por exemplo, se uma equipe estiver aprendendo, espera-se que seu desempenho melhore. Embora, não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com