TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia e Educação

Projeto de pesquisa: Tecnologia e Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.516 Palavras (11 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

A tecnologia e a educação caminharam a passos largos com o desenvolvimento tecnológicos e o aperfeiçoamento da fotografia, do cinema e dos recursos de comunicação. As invenções do telégrafo, do telefone, do radio e da televisão revolucionaram a historia do homem e da educação. Mais tarde a eletrônica, o fax os computadores e a criação de redes de comunicação à distância, como a internet trouxeram novos avanços ao desenvolvimento da sociedade.

Cabe então á escola, na condição de instituição responsável pela formação do individuo, formar pessoas capazes de lidar com os avanços tecnológicos. Precisa colocar o aprendiz em contatos com as novas tecnologias da comunicação e informação, bem como colocar a tecnologia em favor da educação.

Esse contexto exige que os professores incorporem á sua pratica diária nessas tecnologias, visando ao favorecimento da aprendizagem necessária á atuação na sociedade atual, a incorporação da imagem do som e dos movimentos, colocada na escola a serviço das diversas áreas do conhecimento, enriquece as experiências dos alunos tornando a escola mais viva e dinâmica.

Então a gestão escolar é caracterizada pelo reconhecimento da importância da participação consciente e esclarecida das pessoas nas decisões sobre a orientação e planejamento de seu trabalho. Está associado ao fortalecimento da democratização do processo pedagógico, á participação responsável de todos nas decisões necessárias e na sua efetivação mediante um compromisso coletivo com resultados educacionais cada vez mais efetivos e significativos.

Desenvolvimento

O gestor educacional e as novas tecnologias há um conjunto de ações e reponsabilidades necessárias para a realização da gestão democrática. Compartilhar a tomada de decisões e o desenvolvimento de atividades é tarefas importantes para garantir o envolvimento de todos os agentes no cotidiano escolar. O gestor indica que possui uma concepção ampla de gestão e participação na medida em que tende as questões pedagógicas, financeiras, administrativas e de organização e conservação da unidade escolar devem envolver o maior número de agentes possível.

Cada sistema de ensino tem autonomia para a elaboração de normas próprias de gestão democrática. Em todos os sistemas, no entanto a participação dos profissionais da educação deve ser assegurada e incentivada na preparação do projeto pedagógico da escola, assim como a das comunidades escolar e local nos órgãos de decisão colegiada.

Em virtude de tais fatos, surge a necessidade de repensar a educação sob o prisma de um paradigma educacional que requer, daqueles envolvidos com a educação, reflexão que lhes possibilite discutir quais os comunicação no cenário da educação e quais questões precisam ser rediscutidas .

Na atualidade, já é um fato visível à diminuição do tempo destinado ao brincar, uma vez que a criança passa boa parte do tempo envolvida com computadores, televisão, videogames e outros recursos tecnológicos. Considerando a importância de brincar para o desenvolvimento infantil, as preocupações com relação á criança e a internet não se restringem apenas a isto, mas abarcam também os aspectos dos conteúdos escolares.

No contexto escolar, a internet é responsável tanto pelas novas possibilidades, quanto pelos desafios e incertezas no processo de ensino – aprendizagem. Elas não trazem uma solução mágica capaz de modificar a relação pedagógica, por isso cabe ao professor em seu planejamento contemplar formas de trabalho diferenciadas. O professor precisa inovar a sua ação pedagógica.

Sabemos que ensinar implica em criar condições para que o educasse use sua inteligência para construir estratégias que lhe permitam lidar com os desafios de sua cultura e de sua existência. Moran (2007) diz que há um “descompasso entre os modelos de ensino e as novas possibilidades que a sociedade já desenvolve informalmente e que as tecnologias atuais permitem”. Neste sentido, não podemos mais admitir uma educação que se restringe ao espaço de sala de aula. É preciso explorar as novas possibilidades que as tecnologias proporcionam.

O art.80 da nova LDB /96 incentiva toadas as modalidades de ensino á distância e continua, em todos os níveis. A utilização integrada de todas as mídias eletrônicas e impressas pode ajudar-nos a crias todas as modalidades de cursos necessárias para dar um salto qualitativo na educação continuada , na formação permanente de educadores , na reeducação dos desempregados .

As tecnologias da informação e comunicação e os objetos do discurso educativo. As tecnologias da informação e comunicação (TIC) são veiculadas como uma das condições de passagem entre o que vínhamos sendo e isto em que estamos nos tornando-nos, individualmente, e a nossa sociedade. Primeiro argumenta-se que o nosso tempo, a era da informação, é percebido em descontinuidade com o que percebe. O filósofo Pierre Levy (1993, 1996,1997) afirma que a humanidade está diante de uma tecnologia intelectual que modifica a percepção e o pensamento trata-se de uma nova era antropológica. O sociólogo Castelles (2000, 2003) declara que a base material da sociedade mudou, e com ela todas as relações sociais sofrem mudanças significativas – trata-se da sociedade em rede. Toffer (1984) diz que a escola deve preparar as pessoas para a sociedade da terceira onda – em que nenhuma economia poderá funcionar sem uma infraestrutura eletrônica envolvendo computadores, Papert (1994) defende a imperiosa necessidade de muda a escola, o conteúdo de aprendizagem, a organização do espaço e do horário escolar a forma de comunicação entre aprendentes e ensinantes .

Castelles (2003), ao detalhar o novo sistema de produção, aponta a educação como o fator que diferenciara aqueles que serão capazes de realizar um trabalho genético dos que realizarão trabalhos “auto programáveis “.

Lyotard(1989) argumenta que a hegemonia da informática , enquanto a linguagem universalmente aceite , impõe um conjunto de prescrições aos enunciados aceitos como pertencentes ao saber . Na sua perspectiva, a multiplicação das maquinas informacionais afeta e afetará a circulação de conhecimento, tal como o fez com o desenvolvimento dos meios de transportes e em seguidas , com o desenvolvimento dos sons e das imagens . As máquinas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com