TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Literatura

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Da Literatura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  1.348 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Pesquise sobre a relação existente entre Literatura e Existencialismo. Elabore um texto que contenha as principais informações obtidas. Siga o roteiro abaixo (1,25)

 Onde surgiu. Em que situação (contexto)

 O que pregam?

 Nomes importantes.

 De que forma influencia no campo da literatura?

 Autores de textos literários brasileiros que se encaixam nessa corrente.

Pesquise sobre o “futurismo” (não é necessário enviar).

Resposta

Os comunistas acusaram o existencialismo de instigar as pessoas a permanecerem no imobilismo do desespero, também de enfatizar a ignomínia humana, de sublinhar o sórdido, o equivoco, o viscoso, e de negligenciar certo numero de belezas radiosas, o lado luminoso da natureza humana. É acusado também de negar a solidariedade humana, de considerar que o homem vive isolado.

Porem Sartre recebeu criticas de outros segmentos da sociedade pelo fato dele dizer que no fundo os valores não são sérios, visto que o homem os escolhe. Isso se dá pela falta de uma consciência perfeita para definir a importância de tais valores. “Sartre defende que inventar os valores significa que a vida não tem sentido a priori. Ou seja, antes de viver, a vida não é nada, mas depende do homem dar-lhe um sentido, possibilitando a criação de uma comunidade humana”.

Sartre afirma que o existencialismo é um humanismo porque lembra ao homem que não há outro legislador além dele próprio, e que é no abandono que ele decidirá de si. Porque não há outro universo senão o universo humano, o universo da subjetividade humana enfatizando a desonra humana ressaltando que Sartre faz critica ao homem como o fato da subjetividade, a perspectiva cristã como a realidade, os comunistas criticam enfatizando o lado negativo da vida humana onde eles comparam o existencialismo aos aspectos negativos.

Referencias

Site unigran arquivo

www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_literarios/pdf.../102.pdf

pt.wikipedia.org/wiki/Existencialismo

2- O que diferencia o posicionamento teórico de Vitor Chklovski e o de Trotsky diante do texto literário? (0.5)

Resposta

Para Trotsky a teoria formalista da arte opõe-se ao marxismo, ele faz duras críticas às atitudes de alguns formalistas diante do objeto de estudo, classificando-as como arrogantes e imaturas. Defende a ideia de que não se pode considerar a forma, a essência da poesia. Contar vogais, consoantes e sílabas que se repetem tem sua importância, mas, defende Trotsky, uma análise não pode se limitar a isso como querem os futuristas, para quem a forma determina o conteúdo.

Já Chklovski como sendo uma futurista defendia a destruição da sintaxe através da técnica denominada por Marinetti de palavras em liberdade que consiste, em colocar os substantivos conforme eles vão nascendo. Essa técnica revela a influencia da livre associação de ideias da Psicanálise freudiana. Os futuristas propunham a abolição do adjetivo e da eliminação da pontuação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com