TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA LITERATURA

Trabalho Escolar: TEORIA DA LITERATURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO DE LETRAS – LICENCIATURA PORTUGUÊS INGLÊS

DISCIPLINA: TEORIA LITERÁRIA

Profa. Ma. AUSDY NAZARETH CASTRO DOS SANTOS

Nome:

RA:

E-mail:

Nome:

RA:

E-mail:

Nome:

RA:

E-mail:

Nome:

RA:

E-mail:

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

BELA VISTA – MS

2013

INTRODUÇÃO

Nesse Trabalho vamos abordar o assunto dos gêneros literários, entre eles a capacidade de perceber as diferentes estruturas que especificam cada um dos gêneros literários. Formas líricas, formasnarrativas, formas dramáticas e formas especiais, para um desenvolvimento de quais iremos identificar os textos literários, maneira de se representar a capacidade dos textos literários de suas épocas e obras relacionadas à sua estrutura de estilo.

Com a disponibilidade do texto de Manoel: homem morre afogado em lagoa, e outro poema tirado de uma noticia de jornal de Bandeira Manuel, Também um poema de Luís Delfino Nuda Puella. Na segunda etapa iremos comparar elementos dos textos literários entre eles os éticos, plásticos e verbais. Comentar uma dialética do auto da compadecida do contexto sociocultural do Nordeste brasileiro. E também com a importância da etapa quatro iremos demostrar certo elementos de estrutura de gêneros como o conto e o romance.

GÊNEROS LITERÁRIOS

O primeiro texto “Homem morre afogado emLagoa”. A linguagem opaca é utilizada no segundo texto “Poema tirado de uma noticia de jornal”, Observa-se através das palavras empregadas de forma não direta, isto é, praticamente omissas dentro do segundo texto, fazendo com que o leitor compreenda os fatos através do contexto e do conhecimento de mundo.

O primeiro texto possui uma realidade factível, pois através das palavras nele empregadas consegue-se compreender o que realmente aconteceu, prende-se a detalhes do fato ocorrido.

Já no segundo texto a verdade literária ocorre através de ações decorridas, mas sem muitos esclarecimentos levando o leitor a compreender e ate mesmo criar seu próprio desfecho para tal situação.

1. Poesia, de rima métricas perfeitas.

2. 14 versos decassílabos perfeitos

3. 2 tercetos e 2 quartetos

Esta Etapa se propõe a comparar a fonte, a Ilíada, e descrever que elementos (éticos, plásticos e verbais) dessa luta corpo a corpo que foram aproveitados e descartados por Wolfgang Petersen, diretor da superprodução cinematográfica Tróia (2004), esta produção rica e plural, capaz de conjugar várias linguagens, atraio grande parte do publico.Uma vez que congrega a linguagem verbal, visual e sonora simultaneamente, tal e qual grande parte da leitura a que osalunos estão expostos como internet, filmes, desenhos animados, videogame, propaganda etc. (o que a semiótica denomina de semiótica sincrética, conjunção das semióticas verbal e plástica). Normalmente as adaptações que Wolfgang Petersenfez são vistas como traduções literais entre tipos textuais, mas cuidadoso ao se tratar do assunto. A partir da análise e comparação entre a tragédia grega A Ilíada, de Homero, e Tróia, adaptação da obra de Homero para o cinema, busca-se fazer a distinção entre os dois processos distintos e elucidar algumas das diferenças estabelecidas nessa tradução entre sistemas de significação distintos.

Wolfgang Petersenjustamente pelo fato de essa adaptação cinematográfica ter atraído olhares curiosos à obra de Homero, tornando-se, assim, o filme mais polêmico de 2004, Seria fundamental que não somente os adultos, mas também as crianças e os jovens conhecessem a “Ilíada”, de Homero. Acredita-se que a adaptação rica eagradável de Diane Stewart (1981), remete-nos ao estímulo das leituras dos clássicos renomados. Por isso, a opção pela adaptação de Stewart (1981) para compará-la ao filme de Petersen (2004).

No livro XXII da Ilíada, os heróis Aquiles e Heitor mostraram-se empenhados em conquistar a glória pessoal em combateduelo entre ambos, Heitor príncipe de Tróia, mostrou durante sua luta contra Aquiles o seu amor pelo seu reino e pela sua família enquanto Aquiles lutava pela sua gloria pessoal.

Hybris - Sentimento que conduz os heróis da tragédia à violação da ordem estabelecida através de uma ação ou comportamento.

As nuvens foi um dos primeiros trabalhos de Aristófones e tece uma séria critica a Sócrates e aos sofistas. Esta peça relata os anseios de Stripsiades em relação às dividas adquiridas por seu filho, Fidipes era apaixonado por cavalos.

Na tentativa de escapar dos colvadoresStripíades inscreve seu filho na escola de Sócrates para que ele aprenda a arte de discurso e assim consiga persuadir os colvadores.Fídipes em as nuvens o representante da juventude corrompida durante os anos da guerra de Peloponeso.

Ao matar laio por legitima defesa, e sem saber que se tratava de seu pai em um acesso de fúria descabida numa encruzilhada, Édipo de fato com este uma terrível hibris. E na cena de tragédia de sofodes em que o herói se defronta com teriseus ele incorre de novo emhibris. Édipo se comporta de forma grosseira e agressiva como o velho profeta cego que acusa de ser o assassino de Laio. Édipo, orgulhoso e nervoso de inicio se recusa a enxergar a verdade, cego para o seu próprio estado de erro, ele projeta furiosamente em tiriseus a sombra de seus males, mas eram poucos. Édipo vai desvendando a verdade neste percurso demostra toda a sua lucidez e o seu caráter normalmente elevado.

Édipo carregou o fardo negro da maldição familiar que empurra de forma cega e involuntária para a transgressão de limites. No entanto por duas vezes o herói salvou a cidade de tetras quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com