TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Literatura

Monografias: Teoria Da Literatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS

TEORIA DA LITERATURA II

PORTFÓLIO IV

Leia o poema "Devenir, Devir", de Wally Salomão, e o conto de "Além do ponto" de Caio Fernando Abreu, e depois relacione as ideias presentes no poema e no conto com as propostas e características da Literatura contemporânea estudadas nesta aula. Escreva um comentário de uma página que discuta as relações observadas.

Os avanços tecnológicos também impactaram na literatura contemporânea, surgindo a partir de tal impacto novas formas de produzir obras literárias. A literatura produzida antes tinha todo um processo que os autores, em sua maioria, buscavam seguir à risca. Isso já não ocorre na literatura atual, que tem como uma de suas características a dúvida provocada no leitor, seja por um personagem não apresentado de antemão, ou por uma fala de um personagem que não é logo identificado.

Em "Além do ponto" de Caio Fernando Abreu a narração na primeira pessoa torna-se um pouco confusa por conta do personagem encontrar-se bêbado, ele narra em um ritmo rápido conforme o momento que está passando, essa é mais uma das características da literatura contemporânea. O conto também apresenta a dúvida ao leitor quando termina e não se sabe se ele consegue encontrar quem procurava, e levando em consideração o estado do personagem, será que esse alguém de fato existia? “Era a mim que ele chamava, pelo meio da cidade, puxando o fio desde minha cabeça até a dele”, ao que parece essa outra pessoa está apenas no imaginário do personagem.

Em "Devenir, Devir" de Wally Salomão, o leitor é instigado a não parar no que diz o poema, mas ir além do ponto final, libertar o imaginário para chegar ao “ponto de ebulição” de “morrer” e transformar-se. O poema chega a falar diretamente a quem o lê:

“Leitor, eu te reproponho

a legenda de Goethe:

Morre e devém

Morre e transforma-te.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com