TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceira Série do Ensino Médio do Período Matutino

Por:   •  3/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.321 Palavras (18 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 18

ESTADO DE SANTA CATARINA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

REGIONAL GRANDE FLORIANÓPOLIS

Escola de Educação Básica Nossa Senhora

Terceira Série do Ensino Médio do Período Matutino

HOMEM CAPITALISTA:

Crescimento dos Resíduos Sólidos

                                                                                       Orientadora: Professor Dauri Exterkoetter

                                                                                             .      

               

                                                                                       Estudantes:  Anna Karla Henges Müller

Eduardo Küster Vermöhlen

Eliel Joel de Miranda Sabina

Fabrício Floriano

Gabriela Aparecida Diel

Gabrielly Sartori

Gabriely Sens May

Ivanete Bauer

Júlia Koerich de Sousa

Jackson Schafer

Karina Funk

Maria Eduarda Clasen da Rosa

Thayna Koerich Dorigon

Thaynara Silverio Welich

Vitor Ervino Kammers

Angelina, abril de 2019

Agradecemos ao professor Dauri Exterkoetter

que nos auxiliaram para

que este trabalho se tornasse  possível.

“A menos que modifiquemos a nossa maneira de pensar, não seremos capazes de resolver os problemas causados pela forma como nos acostumamos a ver o mundo”.

 Albert Einstein

  1. INTRODUÇÃO
  1. Tema

                   Homem capitalista: crescimento dos resíduos sólidos

  1. Problemática

                 Numa sociedade consumista como a nossa, os resíduos sólidos são produzidos diariamente. E muitas das vezes não são descartado corretamente, e sim nas ruas, rios, lagos, mares e  florestas. Não podemos continuar assim! Esse lixo está prejudicando nosso planeta e a nós. O que vai acontecer com o nosso planeta se continuarmos assim? Que atitudes devemos tomar para o nosso planeta ajudar?

  1. Justificativa

                A alta produção de lixo no nosso planeta está associada ao consumo exagerado. A nossa sociedade está cada vez mais procurando o novo e descartando o velho, sem pensar nas consequências que irá causar a nós e ao nosso meio ambiente.

                 Conseguimos tirar o lixo de nossas casas, mas ele continua nos nossos ecossistemas. Se não é descartado corretamente, o lixo pode poluir os nossos recursos naturais. A preocupação com a produção e o descarte correto dos resíduos sólidos é fundamental para se alcançar a higiene ambiental. E para isso, a conscientização da população é de total importância.

  1. Objetivo Geral

        Mostrar a comunidade escolar o que é o sistema capitalista e sua relação com a alta produção de resíduos sólidos.

  1. Objetivos Específicos
  1. Conscientizar a comunidade escolar sobre os malefícios que o capitalismo nos trás.
  2. Identificar os fatorem que levaram o consumo desenfreado e a alta produção de resíduos.
  3. Conhecer os diferentes tipos de soluções para esses problemas em nível municipal, nacional e global

  1. Metodologia

                O desenvolvimento desse projeto terá início com pesquisas bibliográficas sobre o homem capitalista e sua relação com o crescimento dos resíduos sólidos e posteriormente sobre os fatores e consequências da mesma. Uso de cartazes para apresentação em sala de aula.

  1. REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Desenvolvimento da sociedade capitalista

        Sabe-se que com a Revolução Industrial e o crescimento do capitalismo favoreceram o aumento dos resíduos sólidos urbanos que se tornaram o principal problema quanto o armazenamento desses. Estatisticamente segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estática), o Brasil descarta diariamente mais de 230.000 toneladas de lixo e uma grande parte desse não é reutilizada ou reciclada. Torna-se claro, que os aterros sanitários ficam muito rapidamente lotados de lixo. Ademais, o lixo polui a água, o solo e o ar e causam vários transtornos ao bem estar social e ecológico como a infertilidade do solo, entupimento de bueiros, a poluição de rios, a exemplo o Tietê, e doenças tanto respiratórias como infecciosas, como o tétano. De fato, a falta de organização da população no descarte e o consumo desses prejudica o ecossistema como um todo, e um dos principais causadores desta situação é o capitalismo/consumismo, presente muito em nossa sociedade.

2.2 Mas o que é o capitalismo?

        O capitalismo é um sistema econômico e social, onde o principal objetivo visa o lucro e a acumulação de riquezas, por meio dos meios de produção. Este é o sistema mais adotado no mundo atualmente. No sistema capitalista, os meios de produção e de distribuição são de propriedade privada e o maior esforço deste processo está nas mãos dos trabalhadores, chamados também de proletariados. Eles exercem grande parte das atividades de trabalho coletivo para que os donos das empresas detenham todo o lucro necessário.

2.3 Como começou a sociedade capitalista?

        A sociedade capitalista teve sua origem na Idade Média, quando as antigas corporações feudais se desintegram e, com isso, os mestres e aprendizes instalaram empresas de propriedade individual, com operários assalariados que fabricavam manufaturados em série. Nasceu assim à burguesia, nesta sociedade, as funções produtivas, as prerrogativas, os direitos e deveres de cada um eram pré-estabelecidos e definitivos do nascimento até a morte. Esta estrutura feudal padronizada e hereditária não era interessante para os novos empresários.                                                                Essa burguesia nascente não aceitou a sociedade feudal “fixa e fechada”, porque a liberdade de empresa (a liberdade de produzir e comercializar) inexistia, uma vez que todos os aspectos da vida social eram codificados e controlados pelos senhores feudais, a começar pelo primeiro deles, o rei, associados à Igreja (também grande proprietária de terras). Essa contestação colocou em dúvida também a origem divina do poder e colocou o indivíduo como devendo ser o articulador (com base num pacto com os outros indivíduos) da ordem social.                                                                                Esta ideia de uma sociedade construída sobre a base de um “contrato” entre indivíduos livres e iguais (em oposição às desigualdades da sociedade feudal), que instituem o Estado, para serem por ele protegidos no exercício das respectivas liberdades individuais (compatíveis com a convivência social).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (117.3 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com