TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Acadêmico

Artigo: Texto Acadêmico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 2

Leia, com atenção, o texto a seguir para responder à questão proposta.

O QUE É... ARGUMENTO - Max Gehringer

São duas ou mais premissas curtas e uma conclusão. Pode até parecer que não para muita gente, mas no exato momento há mais de 1 milhão de boas vagas abertas no mercado brasileiro. Mas também existem, pelo menos, dez fortes candidatos para cada uma delas. Esses candidatos formam um contingente heterogêneo: há o universitário que ingressa no mundo corporativo, o funcionário da casa que batalhou por "aquela" promoção, o profissional disposto a trocar de emprego, o desempregado tentando recolocar-se... No fim, nove dos dez postulantes se verão obrigados a "aguardar uma próxima oportunidade" (expressão que não resolve nada, mas que ameniza um pouco o drama). Como se dá esse processo de escolha? (Ou, em outras palavras, "por que outro postulante foi escolhido e não eu, que sei postular muito melhor?") A resposta é uma simples palavrinha: "argumento".

A grande maioria das pessoas não é escolhida porque seus argumentos não conseguem sensibilizar o responsável pela decisão final. A estrutura de um argumento é lógica: duas ou mais premissas curtas e uma conclusão. A conclusão é a parte mais fácil: "Portanto, eu sou o candidato ideal". O problema está nas premissas. Os candidatos criam premissas em que eles sinceramente acreditam, mas que na visão do selecionador se mostram ineficazes para sustentar a conclusão.

[...]

Selecionadores só escutam três premissas: 1. O que você já fez de prático e mensurável? 2. O que você sabe sobre nossa empresa? 3. Qual a contribuição imediata que você pode trazer? A primeira chama "currículo". A segunda pode ser conseguida na internet ou com ex-funcionários (e essa preparação é vital). E a terceira é a junção inteligente das duas primeiras, traduzida em fatos e números. Conclusão: Você é o candidato ideal.

Sabendo que todo texto produzido, seja oral ou escrito, possui uma finalidade, assinale a alternativa que melhor expressa o objetivo desse texto.

Mostrar quais as chances que se tem hoje para se ingressar no mercado de trabalho.

Criticar os argumentos utilizados nas entrevistas de trabalho.

Apontar que terá mais chances o candidato que abordar um tema mais atraente.

Mostrar que o candidato ideal para o selecionador é aquele que é parente do chefe do selecionador.

Resposta Correta

Mostrar que o candidato ideal para o selecionador é aquele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com