TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Estagio

Exames: Trabalho De Estagio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 5

Roteiro para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Estágio Supervisionado I e orientações para a realização das atividades

No Trabalho de Conclusão do Estágio Supervisionado I, a ser elaborado de acordo com as Normas da ABNT, deverão constar os seguintes itens:

1. Capa

2. Contracapa

3. Ficha de Avaliação

4. Sumário

5. Cronograma do Estágio Supervisionado I

6. Ficha de Identificação do Aluno

7. Introdução.

(escrever essa introdução em uma folha separada das outras atividades)

Elaborar uma introdução do Trabalho de Conclusão do Estágio Supervisionado I, apresentando, no mínimo, os objetivos do estágio, o local onde as atividades foram desenvolvidas e de que forma o trabalho está organizado.

Observação: contar as páginas para colocar a numeração a partir da contracapa, mas o número da página só pode aparecer a partir do Cronograma de Estágio Supervisionado.

8. Atividades desenvolvidas durante o estágio

As seguintes atividades deverão ser desenvolvidas e constar do trabalho (colocar cada atividade em uma folha)

As observações em azul devem ser retiradas do documento, são apenas guia para auxiliá-los na elaboração dos textos.

Atividade 1

Atividade de orientação e discussão de estágio.

As orientações de estágio acontecem nas sexta – feira a cada 15 dias, com a professora Amanda Zarzur, onde ela nos transmite todas as informações sobre o estágio, que contribui muito para o nosso desenvolvimento.

Tivemos a oportunidade de conhecer melhor o manual dos trabalhos que seriam administradas no decorrer do semestre e quais seriam as dificuldades que encontraríamos no decorrer de nossas atuações em algumas escolas. As datas e entregues de documentos e trabalhos foram bem organizadas.

Portanto o estágio supervisionado contribui para a nossa formação, proporciona no campo de atuação o laboratório para a prática e experiência em sala de aula e nós da oportunidade, e muito conhecimento para que em nosso futuro profissional já tenhamos a noção de como atuar em nosso ramo.

Atividade 2

Apresentação do estagiário na unidade escolar.

A Creche Municipal Marilia Pereira Valente, atende alunos da Educação Infantil sendo maioria das crianças, de famílias carentes.

A apresentação nesta instituição ocorreu em uma reunião de HTPC, onde fui bem recebida pela vice-diretora e por toda a equipe de professores e funcionários. De inicio achei que seria um grande desafio, mas tive o apoio e incentivo de todos. Os recursos físicos é coerente a proposta da escola contendo 6 salas, 2 banheiros sendo 1 feminino e 1 masculino, 1 cozinha, 1 refeitório com pátio, 1 dispensa, 1 depósito, 1 sala de professores, 1 secretária e 1 parquinho.

É uma realidade escolar diferente, onde 50% dos alunos ficam na escola em período integral, pois os pais trabalham e não tem com quem deixar os filhos, por este motivo percebi que os alunos gostam de carinho e atenção por ficarem pouco tempo com seus pais ou responsáveis, e o mais legal é que a professora transmite esse afeto a eles.

Documentos que comprovam este primeiro contato encontram-se nas páginas seguintes.

Atividade 3

Pesquisa no documento de registro do planejamento da escola (Plano Escolar), para conhecimento da concepção de aprendizagem adotada pela escola para a Educação Infantil.

A aprendizagem adotada pela escola é o construtivismo e o sócio – interacionismo, onde ambos têm como visão o processo de aquisição de conhecimento, compreendendo a relação entre o sujeito e o objeto de maneira dialética, ou seja, na interação entre eles.

Objetivos para a Educação Infantil a escola tem como embasamento teórico o construtivismo, promovendo o desenvolvimento integral do aluno, orientando a observar e explorar os ambientes de curiosidade, ensinando eles a articularem seus interesses e ponto de vista com os demais, levar o educando a descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo como suas pontualidades e limites, despertar os interesses nas manifestações culturais, ensina-los a utilizar diferentes linguagens (oral, corporal, escrita, musical).

Entretanto a Creche Municipal Marília Pereira Valente tem como foco promover uma educação inovadora através de práticas pedagógicas que permitam a reflexão-ação-reflexão que oportunizem a aprendizagem significativa para formar cidadãos criativos, críticos, éticos, participativos e solidários, que aprendam a aprender, aprendam a ser e a conviver em sociedade.

Atividade 4

Entrevista com o coordenador pedagógico, tendo como foco o relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada na Educação Infantil.

Tenho como função como coordenadora pedagógica e como objetivo maior tenho que atuar no HTPC, dar atendimento individual aos professores quando necessários orientá-lo, favorecer os trabalhos entre os docentes, acompanhar o desenvolvimento da escola nas avaliações internas e externas.

A organização didática é seguida pelo calendário Escolar Único Homologado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com