TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Estágio

Por:   •  6/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

O presente estudo tem por intuito apontar as necessidades e dificuldades do atendimento psicológico gratuito para pessoas de baixa renda. No Brasil, a desigualdade social têm deixado cada vez mais famílias a beira da miserabilidade, dessa forma as políticas públicas que deveriam servir de instrumento para uma maior inserção desses desfavorecidos no âmbito social garantindo-lhes educação, saúde e boas condições de vidas, têm se tornado um mero assistencialismo do Estado que visa resolver problemas urgentes em detrimento daqueles a longo prazo. Com o tempo a população carente se acostuma com o assistencialismo e passa cobra-lo se alienando daquilo que é mais importante, o bem estar a longo prazo. Dessa maneira, instituições que promovem ações públicas que buscam integrar as pessoas carentes à sociedade ocupam o lugar que deveria ser ocupado pelo estado.

O objetivo desse relatório é demonstrar como o atendimento psicológico gratuito fornecido pelo Instituto de saúde da Unijorge, pode ser um instrumento de socialização dos indivíduos de baixa renda e principalmente um mecanismo de ajuda psicológica aos necessitados. Para que tal objetivo seja alcançado será preciso compreender o porquê as classes menos abastadas não possuem fácil acesso à acompanhamento psicológico; investigar até que ponto um atendimento psicológico gratuito ajuda a diminuir as barreiras sociais entre classes e descobrir novos meios de maior inserção de pessoas de baixa renda em atendimentos psicológicos.

A análise de tal tema é necessária para que entendamos a importância do acompanhamento psicológico de pessoas que sofrem com todos os tipos de desmazelas sociais, vivendo de programas assistencialistas, muitas vezes negros, pobres e sem educação, não possuem qualquer aparato do Estado e têm de conviver com preconceitos e descriminações. A questão é entender que tais pessoas têm tanto direito a um bom atendimento psicológico quanto qualquer outra pessoa que tenha condição de pagar por um. Através desse relatório buscaremos desmistificar a ideia de que psicólogo é apenas “para ricos” e que apenas aqueles bem abastados possuem problemas psicológicos que devem ser acompanhados.

Objeto de Estudo

A importância do atendimento psicológico gratuito para pessoas de baixa renda

Objetivos

  • Geral: Entender de que forma o atendimento psicológico gratuito se torna importante na vida de pessoas de baixa renda.

  • Específicos:
  • Compreender o porquê as classes menos abastadas não possuem fácil acesso à acompanhamento psicológico.
  • Investigar até que ponto um atendimento psicológico gratuito ajuda a diminuir as barreiras sociais entre classes.
  • Descobrir novos meios de maior inserção de pessoas de baixa renda em atendimentos gratuitos psicológicos.

Justificativa

O presente relatório buscará mostrar a importância de atendimento psicológico gratuito de modo a alcançar até as classes mais desfavorecidas, uma vez que a psicologia por muito tempo foi vista apenas como uma área de saúde voltada para “ricos”, com condições financeiras para pagar as sessões em sua maioria muito caras, de um psicólogo. É necessário então buscar compreender o quão um bom atendimento psicológico seria relevante na vida de pessoas de baixa renda, já excluídas de muitos privilégios sociais, e desmistificar a ideia de que os problemas psicológicos e o acompanhamento é um privilégio dos que “podem”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com