TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Portugues - Analise

Artigo: Trabalho De Portugues - Analise. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

Análise

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, em 1839. Era filho de um mulato pintor de parede e uma lavadeira. Ficou órfão muito cedo, sendo criado pela madrasta Maria Inês. Sofria de epilepsia, gagueira e era muito tímido. A sua paixão pelos livros e leitura foi muito intensa durante toda sua vida. Em 1860, passou a trabalhar no diário do Rio de Janeiro fazendo resenhas dos debates do Senado Federal. Casou-se, em 1869, com Carolina Augusta Xavier de Novais, sua grande colaboradora em sua carreira literária. Após licença para tratamento de saúde, veio a falecer no dia 29 de fevereiro de 1908, em sua cidade natal. As obras literárias foram seus legítimos filhos.

Romantismo foi um movimento literário que começou no final do século XVIII, na Europa, quando alguns escritores abandonaram as regras de composição e estilo dos autores clássicos, e passaram a falar da natureza, do sofrimento amoroso num tom pessoal e repleto de melancólico, fazendo da literatura uma forma de desabafo sentimental. Essa nova tendência começou na Alemanha, chegou à Inglaterra e à França, estendendo-se para outros países.

O fim do século XIX encontra um Brasil em crise. Muitos foram os fatos que colaboraram para ela: entre eles, destaca-se o desmoronamento da economia baseada na cana-de-açúcar, acelerado pela extinção do tráfico de escravos, através da Lei Eusébio de Queirós, em 1850. Com a decadência do sistema açucareiro, a economia volta-se para o Sul e Sudeste, onde imigrantes europeus, que aportavam no país desde a década de 40, eram empregados nas lavouras de café.

“O Alienista” é um livro de Machado de Assis, que conta a estória de Dr. Simão Bacamarte, um médico bastante conceituado que começa a estudar os loucos.

Bem, Bacamarte, era um sujeito especial, bastante filantropo, casado com Dona Evarista, na visão de bacamarte tinha as características perfeitas para lhe dar filhos fortes e sãos. Bacamarte, não gostava do tratamento dos loucos tanto de Itaguaí, resolve então montar a Casa Verde um asilo para esses coitados, na visão de bacamarte eles poderiam ser tratados e a Casa Verde seria o lugar ideal para ele poder trabalhar em suas pesquisas.

No começo Bacamarte era alvo de chacotas, pois as pessoas de sua cidade achavam que ele estava louco, não acreditavam no seu método para tratar dos loucos, apesar disso tudo viram e se surpreenderam com a quantidade de loucos que foram para o asilo e o tratamento que o brilhante médico dava para eles. A terapêutica para esses casos de loucura consistia em fazer desaparecer de seus pacientes as “virtudes”, o que o Dr. Simão Bacamarte consegue com certa facilidade. Declara curados todos os loucos, solta-os todos e, reconhecendo-se como o único louco irremediável, o médico tranca-se na Casa Verde, onde morre alguns meses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com