TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De TCa

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De TCa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 3

FICHAMENTO DO LIVRO: Silva, Maria Betty Coelho. Contar historia uma arte sem idade: técnica utilizada para contar historia. Editora Ática. Série Educação. São Paulo, 2010. A autora relata como foi seu primeiro dia de estágio, há anos atrás, como foi gratificante contar história aquelas crianças. Conta que a história envolve tanto que até gente grande volta a ser criança e as crianças, que no começo acham que vai ser boba e depois ficam entusiasmadas.

Resumo

Esta constatada que a história é fonte de prazer para uma criança. O sucesso da narrativa depende de vários fatores que se interligam, na elaboração de um plano, um roteiro, no sentido de organizar o desempenho do narrador. O primeiro passo consiste em recolher o que contar. A história, primeiro é preciso gosta dela, compreende-la, para depois transmiti-la aos ouvintes, se não gosta então não a conte. A cada faixa etária, há uma seleção de história a ser contada, a linguagem deve ser correta, de bom gosto, sem ser vulgar nem rebuscada, geralmente uma boa história agrada a todos. Crianças enfermas, inválidas, deficientes visuais e mentais, como a escolha curta da história, funcionam como uma chave mágica, com a importância decisiva no processo narrativo.

A história a ser contada deve ser escolhida e depois estudada, não é preciso decorá-la, devemos apenas identificar os elementos essenciais. A introdução é a parte inicial preparatória, estabelecendo contato inicial entre o narrador e ouvinte, sendo enunciada com a voz clara, pausada e uniforme. Introduções longas, descritas devem ser reduzidas para não impacientar os ouvintes. Uma boa narrativa apresenta vários pontos emocionantes.

Estudar a história é a forma mais adequada de apresentá-la, as mais utilizadas são: a simples narrativas, a narrativa com auxilio do livro, o uso de gravuras, de flanelógrafo, de desenhos e a narrativa com interferências do narrador e dos ouvintes. Cada apresentação tem vantagens especiais, saber escolher os recursos são essenciais.

Depois de estudar os passos anteriores, o narrador já pode iniciar a história aos ouvintes, porém é bom estabelecer uma breve conversa, para facilitar o entendimento do enredo e evite interrupções. Contar historia é a todas as fases, entretenimento, contar historia é uma arte.

A história permanece na mente da criança como um alimento de sua imaginação, por tanto ela não acaba.

Citações

“A história é o mesmo que um quadro artístico ou uma bonita peça musical; não poderemos descrevê-los ou executá-los bem se não os apreciarmos. Se a história não nos desperta a sensibilidade, a emoção, não iremos contá-las com sucesso.” (p14)

“Estudar uma história é, em primeiro lugar, diverti-se com ela, captar a mensagem que nela implícita e, em seguida, após algumas leituras, identificar os elementos essenciais, isto é, que constituem a usa estrutura.” (p21)

“A maioria das histórias oferece oportunidade de usar a interferência, mas as crianças devem habituar-se também a ouvir caladas, sem interferir.” (p44)

“Contar história é uma arte, por conseguinte requer certa tendência inata, uma predisposição, latente aliás, em todo educador, em toda pessoa que se propõe a lidar com crianças.”(p50)

“A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com