TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De MArketing MCcafé

Trabalho Universitário: Trabalho De MArketing MCcafé. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  1.974 Palavras (8 Páginas)  •  980 Visualizações

Página 1 de 8

1)Pesquisa com dados secundários

1.0 – Histórico da Marca: McCafé.

O McCafé pertence a rede McDonald’s e surgiu em Melbourne, Austrália em 1993. Inicialmente a proposta era, oferecer novos produtos e serviços, contando sempre com um ambiente diferenciado, valorizando a experiencia do consumidor e proporcionando um ótimo atendimento, que já é marca registrada da rede McDonald’s. Começaram então a perceber que em muitos países, o hábito de tomar café expresso em cafeterias, com ambientes aconchegantes, estava se tornando uma nova experiência, acompanhada de tantos outros produtos deliciosos.

O ambiente é inspirado nos tradicionais cafés Europeus com um visual moderno e ao mesmo tempo acolhedor.

No início, o McCafé contava com clássicos do café expresso, mas com o passar do tempo foram adicionados ao Menu outros tipos de bebidas quentes, além de uma grande variedade de alimentos doces e salgados, como os croissants e os muffins. Ao total o McCafé possui uma variedade de 40 opções no cardápio.

Atualmente o McCafé é a segunda maior rede de cafeterias do mundo. São mais de mil unidades em mais de 30 países. Atualmente, há 75 unidades distribuídas pelo país, e todas oferecem acesso sem fio gratuito à Internet e jornais e revistas para uma leitura relaxante

Na América Latina são mais de 180 unidades. Nos Estados Unidos o conceito foi implantado somente em 2001, onde a marca sofre dificuldades pelo domínio de seu maior concorrente, a rede Starbucks.

Ao longo dos anos o McCafé não abusou muito nas mudanças em sua identidade visual que passou apenas por pequenas alterações quase imperceptíveis.

1.1- McCafé no Brasil.

No Brasil o McCafé foi inaugurado em Agosto de 2000 na Av. Paulista, o sucesso foi tão grande que em uma década já existem mais de 60 unidades instaladas no país, o que comprova a aprovação dos brasileiros ao mercado de cafeterias.

2.0 - O MERCADO DAS CAFETERIAS NO BRASIL.

O consumo de café, sempre foi um hábito na vida dos brasileiros, seja no escritório / trabalho, em casa, ou na rua. Uma pesquisa feita pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) apontou que os brasileiros continuam aumentando o consumo da bebida. A pesquisa, feita no período entre maio de 2011 e abril de 2012, mostrou que os brasileiros estão consumindo mais xícaras de café por dia, e também estão diversificando as formas da bebida, adicionando ao café filtrado consumido nos lares, também os cafés expressos, cappuccinos e outras combinações com leite.

A pesquisa também apontou que a classe C está com “mais força” no setor do que em relação aos anos anteriores, e isto está acontecendo na maioria dos setores da economia brasileira.

O crescimento do consumo de café, que vem além da expansão econômica (que permite que mais pessoas subam de classe social), vem também das exigências do consumidor quanto á qualidade do café (o sabor, aroma). Isso ocorre porque eles estão em busca de um “café premium”, e isso provocou uma expansão das cafeterias e lojas especializadas no ramo. Uma pesquisa feita em 2010 pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) mostrou que no período de 8 anos, o setor das cafeterias teve um crescimento de 307%. Estima-se que hoje, existam cerca de 3.500 no Brasil.

O setor das cafeterias movimenta cerca de cerca de R$ 850 milhões por ano, de acordo com a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), e pesquisas feitas pela Associação indicam que este número deverá continuar crescendo cerca de 20% ao ano.

As cafeterias estão tornando os seus ambientes para momentos de prazer, para relaxar, pois tudo demonstra “tranquilidade”. Pode-se também, associa-la a outros tipos de negócio, como livrarias, bistrôs, galerias de arte. Fora isso, o cliente encontra WI-FI (internet sem fio), espaço para realizar encontros em grupo (empresariais), revistas, jornais, tablets, que proporcionam que o cliente não vá embora logo em seguida de tomar o seu café. O ambiente faz “o máximo” para que o cliente fique bastante tempo, e retorne algum dia,e vire um “cliente fidelidade”. É comum encontrar cartõezinhos que depois de alguns carimbos você troca por um produto da cafeteria (na maioria das vezes é um expresso).

Além disso, as cafeterias não oferecem apenas café. Os seus cardápios contém uma grande variedade de produtos. A diversidade é uma das principais características das cafeterias do Brasil. Elas oferecem chás gelados, sucos, açaí, iogurtes, achocolatados, bebidas á base de café gelado, e muitos outros.

As tendências que as redes e franquias estão aderindo, é a “migração” para o norte/nordeste do Brasil. A estratégia para estas regiões (que cada vez mais estão se tornando potência de investimentos do mercado), é investir em sorvetes, frutas, tortas geladas, bolos, e são medidas que também serão tomadas para as demais regiões do país. Quanto maior a variedade, maior o número de clientes.

3.0 – O MC CAFÉ NAS REDES SOCIAIS

O Mc Café possui uma conta oficial no Twitter (@McCoffee_BR), porém está inativa. O último post foi feito no dia 18 de maio de 2011 (verificamos em 06/09/2012 ás 13:07 da tarde). Eles não posuem nenhuma interação com os seguidores, e não foi encontrado nenhuma interação do usuário com o Mc Café Brasil (perguntas, elogios, sugestões, críticas, etc).

O Mc Café Brasil não possui conta oficial no Facebook. Não foram encontradas nenhuma interação de usuários com a rede.

Já as principais concorrentes do Mc Café do Brasil (Fran’s Café, Ofner), possuem contas ativas no Facebook e Twitter, e possuem um engajamento muito grande com os usuários nestas redes, e recebem diversos elogios durante o dia.

2) Ponto de venda – desenvolver um roteiro de observação de pdv + consumidor

Registro, Mariana, 14 de outubro as 12:30-14:00. Unidade Consolação

Ambiente vazio, apenas tres ou quatro pessoas no local. Ótima disposição da vitrine para a visibilidade, porém os produtos não tinham aparencia fresca.

O atendimento dos funcionários é indiferente ao consumidor, não fazem questão de agradar nem desagradar nem ao menos com um bom dia ou boa tarde.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com