TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre os 12 Trabalhos de Hércules

Por:   •  18/11/2015  •  Seminário  •  2.307 Palavras (10 Páginas)  •  1.376 Visualizações

Página 1 de 10

COLÉGIO SÃO JOÃO GUALBERTO

LUIZA TOCAXELLI  – Nº 20

SAMIRA PEREIRA DA SILVA – Nº 28

6º ANO B

OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES

Trabalho desenvolvido para a disciplina  Produção de Texto, sob a orientação da Professora Débora Robles.

São Paulo, 18 de Maio de 2015.

    Sumário

Introdução

Desenvolvimento

Conclusão

Ilustrações

                                 

        

03

04

06

08

Introdução

        

        Os Doze Trabalhos de Hércules é uma aventura mitológica, que conta a história do Herói Hércules. Zeus, Deus supremo do Olimpo, revela que a primeira criança a nascer entre os descendentes de Perseu se tornaria senhor de Micenas, Mideia e Tirinto. Hera, esposa de Zeus ficou muito feliz, pois seu filho Euristeu estava prestes a nascer e era descendente de Perseu.

        Hera, em seguida, descobre que o destino de seu filho estava ameaçado, pois havia outra criança descendente de Perseu que também estava para nascer. Era Hércules, fruto da união de seu marido Zeus e da bela Alcmena.

        Com a interferência de Hera, Euristeu nasceu alguns segundo antes que Hércules, tornando seu filho, o legítimo herdeiro. Hércules, nascendo em seguida perdeu o direito, porém devido a sua inteligência e virtude, muitos consideravam ele mais apto para reinar naquelas cidades.

        Euristeu cresceu e foi coroado, porém a fama de Hércules era uma ameaça. Hera, com medo do filho perder o trono,  decide intervir fazendo de um dia para o outro, Hércules enlouquecer.

Durante o período em que estava louco, Hércules fica irreconhecível até para a própria esposa e o mais triste é que ele mata seus próprios filhos.        

        Ao recuperar a razão, Hércules fica desesperado ao descobrir que matou seus filhos e decide consultar Apolo, oráculo de Delfos. O oráculo decide que para Hércules se redimir dos crimes cometidos, deverá servir para Euristeu durante doze anos, realizando nesse período doze trabalhos exigidos por ele.

Hércules, desesperado, mas com esperança de acalmar seu coração decide aceitar o conselho.  

Desenvolvimento

Primeiro Trabalho de Hércules - O Leão de Nemeia

O primeiro trabalho de Hércules consistia em matar o leão da Nemeia, um animal monstruoso que assolava aquela região, destruindo plantações, exterminando rebanhos e devorando pessoas com um apetite insaciável. Com essa missão Euristeu tinha a intenção que Hércules pudesse morrer na batalha. Na primeira tentativa Hércules não conseguiu matar a fera, mas não desistiu e na segunda tentativa, com sua força e habilidade Hércules conseguiu matar o leão.

Segundo Trabalho de Hércules -  A Hidra de Lerna

Numa região próxima à cidade de Argos, vivia uma criatura monstruosa, que se tornaria famosa como a hidra de Lerna. Era uma serpente muito grande, que possuía uma cabeça humana, de onde saíam uma centena de serpentes venenosas prontas para o ataque. Até dormindo ela matava. Euristeu pediu que Hércules matasse a hidra. Hércules descobriu que a hidra foi criada por Hera, mãe de Euristeu para atrapalhar seu caminho e que a criatura tinha poder maligno. A cada ataque de Hércules cortando uma cabeça, outra nascia no lugar, mas com a ajuda de seu sobrinho Iolan, Hércules conseguiu matar a serpente.

Terceiro Trabalho de Hércules -  O Javali de Erimanto

O terceiro trabalho de Hércules era capturar vivo e levar para Euristeu o Javali de Erimanto, que amedrontava e tirava as esperanças do povo dessa cidade. Era um javali com dimensões de cavalo, de aspecto tão pavoroso que poucos sobreviveram após um contato ainda que distante com a fera.Hércules, com sua habilidade e força conseguiu novamente realizar o trabalho, levando a fera viva para Micenas. Euristeu ao ver Hércules com o javali, ficou assustado e se escondeu dentro de um vaso.

Quarto Trabalho de Hércules -  A Cerva de Diana

Euristeu foi humilhado no último trabalho que Hércules realizou. Com raiva, enviou Hércules para uma missão difícil, capturar a Cerva da Deusa Diana, que havia ganhado de presente da jovem Taígete. A cerva possuía pés de bronze e chifres de ouro. Era sagrada e intocável. O caçador que ousasse tocá-la seria castigado pela deusa Diana.  A tarefa não seria fácil, mas Hércules partiu para a missão.

Ao encontrar com a cerva, Hércules atirou uma flecha ferindo o animal. Apolo e Diana ficaram furiosos. Hércules explicou para  os deuses o motivo de precisar capturar o animal e Diana e Apolo, se comoveram entregando a cerva para Hércules levar para Euristeu. Euristeu novamente se surpreendeu ao ver que Hércules conseguiu completar mais um trabalho.

Quinto Trabalho de Hércules -  Os Pássaros de Estínfalo

O quinto trabalho de Hércules era espantar as aves que atacavam os frutos e cereais do campo, mas não eram aves comuns e sim pragas. Era uma grande quantidade de aves famintas que destruíam tudo que encontravam pela frente.

Com o arco e flecha e pontaria infalível, Hércules conseguiu derrubar os pássaros um a um, concluindo mais uma tarefa.

Sexto Trabalho de Hércules -  Os Estábulos de Áugias

O sexto trabalho de Hércules era bastante diferente. Euristeu ordenou que Hércules limpasse o estábulo do rei e levasse todo o estrume para adubar o campo. Ele tinha intenção de humilhar Hércules. O herói, ao chegar no estábulo ficou incrédulo com tamanha montanha de estrumes. Negociou com o rei, pedindo dez por cento do rebanho. O rei acreditando que nenhum mortal seria capaz de realizar a tarefa, aceitou a proposta. Hércules desviou dois rios limpando o estábulo e espalhando o estrume pelas plantações. Mesmo contrariado o rei entregou uma parte do rebanho para Hércules.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (323.7 Kb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com