TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Física sobre eletrostática

Por:   •  21/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

1.0. Materiais utilizados.

• Dois canudos de plásticos de cor diferentes.

• Linha.

• Papel higiênico.

2.0. Montagem do experimento.

1° passo - Amarre em cada extremidade da linha um canudo e suspenda no ar e comprove que eles ficam próximos.

2° passo - Atrite os canudos, um de cada vez com o papel higiênico e novamente, suspenda no ar de forma que estejam próximos.

3° passo - Após o ocorrido, aproxime o papel com que atritou os canudos, primeiro de um, depois do outro. O papel será atraído por um e pelo outro.

3.0. Conclusão do trabalho.

Para a conclusão do trabalho, salientamos primeiramente que os canudos e o papel estavam neutros, ou seja, os átomos que os compõem possuem, cada um, a mesma quantidade de prótons e elétrons. Quando atritamos os canudos com o papel, alguns elétrons do papel passaram para os canudos. Eles ficaram com excesso de cargas negativas (mais elétrons do que prótons) isto é, ficaram eletrizados negativamente e o papel perdeu cargas negativas ficando com excesso de cargas positivas (eletrizados positivamente). Por termos atritado os canudos com o papel, damos o nome de eletrização por atrito. Concluímos que a força de repulsão surgi porque os canudos eletrizados passaram à apresentar cargas negativas em excesso e como cargas de mesmo sinal se repelem, os canudos eletrizados com cargas iguais após serem atritadas se repeliram. Já o papel ficou eletrizado positivamente por isso que quando aproximamos o papel dos canudos eletrizados eles são atraídos, ou seja, cargas de sinais opostos se atraem.

4.0. Referencia bibliográfica.

NUNES, Luiz Antônio de Oliveira; ARANTES, Alessandra Riposati. Física em casa. São Carlos: USP/Instituto de Física, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com