TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Redação Sarampo

Por:   •  22/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

O Sarampo e a caxumba são doenças causadas por vírus da família Paramyxoviridae.

O sarampo, é uma doença conhecida principalmente por erupções cutâneas e sua notificação é compulsória.

A caxumba, popularmente conhecida pelo aumento das glândulas salivares, benigna, e sem a obrigatoriedade de notificação.

A profilaxia de ambas ocorre através da vacinação e medicamentos que diminuem os sintomas causados pela infecção.

Neste estudo, será apresentado todo o contexto de ambas as doenças, visando informar como se manifestam, seus sintomas, tratamentos, dados epidemiológicos, períodos de transmissibilidade e possíveis complicações.

Palavras chaves: sarampo, caxumba, tratamentos, dados epidemiológicos, quadro clínico, farmacoterapia, processos fisiopatológicos.

Descrição e evolução das doenças

A Caxumba, Parotidite infecciosa ou papeira é uma doença causada pelo vírus de RNA Paramyxovirus da família Paramyxoviridae que na maior parte dos casos provoca infecção nas glândulas sublinguais, submaxilares e parótidas, mas pode infectar qualquer tecido nervoso e glandular do corpo, apesar de ser altamente contagiosa esta possui baixa taxa de letalidade, em torno de 1 morte em 10.000 infectados no EUA, a doença é antiga e foi descrita por Hipócrates 500 anos a.c. A doença é endêmica em todo o mundo, surtos acontecem o ano todo em diferentes climas e estações.(1)

A transmissão de Caxumba ocorre por via aérea através de gotículas de saliva ou contato direto com a saliva de indivíduos infectados, o contágio pode acontecer também através do contato com objetos contaminados por secreções uma vez que o vírus sobrevive por horas fora do corpo. A doença é imunoprevenível através de vacinação. No Brasil a vacina contra caxumba está disponível desde 1992 e também protege contra rubéola e sarampo, a chamada vacina tríplice viral.(2)

A recomendação é que a primeira dose da tríplice viral seja aplicada em crianças com 12 meses de idade e a segunda dose em conjunto com a vacina tetra viral quando a criança completar 15 meses, a vacina tetra viral também protege contra catapora. Em pessoas com até 29 anos de idade a recomendação é aplicar somente a tríplice viral em duas doses com intervalo mínimo de 30 dias entre elas, já em pessoas de 30 aos 49 anos é recomendado uma única dose da tríplice viral.

O período de incubação da doença é de 14 a 25 dias. Após o contágio pelo vírus o indivíduo infectado começa a transmitir a doença 9 dias antes e até 7 dias depois do aparecimento dos sintomas.(12)

Os sintomas da caxumba incluem febre, mal estar e fadiga, dores de cabeça e inchaço das glândulas sublinguais, submaxilares e principalmente das glândulas parótidas, estes sintomas somem após uma ou duas semanas. Algumas complicações podem surgir durante ou após a infecção por caxumba como pancreatite, meningoencefalite, orquite em homens, mastite e ooforite em mulheres.(2)

O vírus RNA Measlesmorbillivirusmais conhecido popularmente como sarampo, teve sua primeira descrição feita pelo médico e filósofo Persa, Abu Bakr Muhammad IbnZakariya al-Razi e o desenvolvimento de sua vacina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com