TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho feito sobre a baixa idade média, cruzadas, reorganização do comércio, crise do feudalismo, rescimento urbano , surgimento da burguesia , formação das monarquias nacionais

Por:   •  27/4/2021  •  Seminário  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

As Cruzadas

No século VII surgiu no Oriente Médio uma religião que conquistou muitos seguidores, o islamismo. Ela foi propagada principalmente pelo profeta Maomé e no final do século XI, a religião já havia se tornado grande o suficiente para reivindicar lugares sagrados, que, eram muitas vezes, concomitantes com os lugares sagrados dos cristãos, como por exemplo a cidade de Jerusalém, local sagrado para ambas. A ocupação de Jerusalém foi motivo de várias batalhas no Oriente Médio, conhecidas como Cruzadas, que duraram de 1095 até 1291.

Antes da primeira Cruzada oficial, houve um movimento que ficou conhecido como Cruzada dos Mendigos ou Cruzada Popular. O monge Pedro reuniu uma multidão que incluía mulheres, velhos e crianças para atuar como guerreiros. Essa expedição chegou ao Oriente, mas não obteve sucesso e foi massacrada. A Primeira Cruzada oficial foi convocada pelo Papa Urbano II, que reuniu a nobreza europeia em 1095.

Os participantes dessas expedições passaram a ser chamados de “cruzados" pois em suas roupas havia uma grande cruz estampada na altura do ombro. E apesar do forte caráter religioso que caracterizou o movimento, as Cruzadas também continham causas econômicas e políticas, como por exemplo, acabar com o excesso populacional, ajudar na ampliação do comércio, e motivação militar para os nobres buscarem terras fora da Europa.

Renascimento Comercial e Urbano

As Cruzadas reabriram as rotas de comércios dos europeus com o oriente, e os comerciantes que buscavam no Oriente as especiarias como pimenta, gengibre, cravo, tecidos, anil, marfim passaram a promover feiras a fim de atrair os compradores, já que os senhores feudais cobravam altos impostos em passagem e venda de produtos.

Em torno dessas feiras, começaram a surgir os burgos, e mais tarde, as cidades. Burguês era o indivíduo que morava no burgo e vivia do comércio local, e como cada vez mais o comércio trazia riquezas, cada vez mais os burgueses iam conquistando mais espaço e autonomia.

Crise do Feudalismo

No final do século XV, o feudalismo encontrava-se enfraquecido por conta das cruzadas, que proporcionou a volta do contato da Europa com o Oriente, do renascimento comercial, que ocasionou o surgimento da burguesia, classe social que foi ganhando cada vez mais poder, do do aumento da circulação das moedas, que desarticulou o sistema de trocas de mercadorias, e do aumento dos impostos. Os reis passaram a contratar exércitos profissionais e isso ajudou a desarticular o sistema de vassalagem.

Formação das monarquias nacionais

A formação das monarquias nacionais deu-se pelo fortalecimento da figura do rei com a crise do feudalismo. Essa centralização do poder era defendida por importantes grupos, como pela burguesia, pelos nobres e pela igreja.

As monarquias nacionais surgiram devido a uma elevação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com