TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO TRABALHO PEDAGOGICO

Trabalho Escolar: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO TRABALHO PEDAGOGICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

JULIANA SILVA MENDES DOS SANTOS SANTANA

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO TRABALHO PEDAGOGICO

ESPLANADA

2012

JULIANA SILVA MENDES DOS SANTOS SANTANA

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO TRABALHO PEDAGOGICO

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as Disciplinas de Educação da criança de 0 a 5 anos, Ludicidade e Educação, Organização e Didatica na Educação infantil, Ensino da Línguagem Oral e Escrita, Ensino e Alfabetização sob a orientação da professora

Tutor de Sala:Wilton Oliveira dos SantosTutora Eletrônica: Fabiana Cavassani Fussuma de Souza

ESPLANADA

2012

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

A criança durante seu processo de desenvolvimento necessita de cuidados e educação. Educar possibilita o desenvolvimento da criança em vários aspectos, tais como, cognitivo, físico, emocional, entre outros. Oferecendo a criança ações entrelaçadas entre o cuidar e o educar. Pontuando práticas educativas significativas que colaborem para isto. Sobretudo, alicerçando os objetivos que queremos alcançar com as crianças dentro deste processo.

O cuidar abrange questões de dedicação e observação da criança em desenvolvimento, tendo em vista, que a educação é um processo social e que deve perceber o sujeito como um todo. Concebendo o cuidar para além do cuidado com o corpo. Portanto, a visão outrora assistencialista de cuidar passa a ter o corpo também como “espaço” para educar. Desse modo, o educar e o cuidar, pode-se dizer que são ações entrelaçadas na educação infantil e para toda a vida.

Este trabalho tem como objetivo compreender os entrelaçamentos entre as concepções de educar e de cuidar na educação infantil. Na sociedade há/é ainda um estigma falar sobre questões que envolvam o corpo. Por muito tempo separou-se mente e corpo gerando assim uma dicotomia, portanto falar de cuidar na educação infantil nos remete somente e meramente a cuidados higiênicos. Assim como o educar é compreendido como processo de esfera cognitiva. Nas instituições as funções são distintas a professora educa e as auxiliares cuidam.

É possível compreender que a educação das crianças não tinha um cunho educativo. Era uma preocupação em cuidar e promover a saúde. Ocorre então uma espécie de laboratório, incubadora do que seria a creche e a pré-escola instituída atualmente salvo as determinações que dão a creche uma função também de educar.

No Brasil o atendimento as crianças da educação infantil começa a ser expressa na Constituição Federal de 1988 em seu artigo 208 inciso 4º, no qual assegura o atendimento de crianças até cinco anos na educação infantil em creches e pré-escolas. O documento define que:

É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar a criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração,violência, crueldade e opressão (CONSTITUIÇÃO, 1988)

O atendimento a criança ampliou-se com a presente Constituição Federal de 1988permitindo assim que novos documentos surgissem para compor e nortear o trabalho para com crianças. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 5692/1971. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB 9394/1996; o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, (RCNEI/1998).

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 5692/1971 Art. 17- parágrafo segundo institui que “os sistemas de ensino velarão para que as crianças de idade inferior recebam convenientemente educação em escolas maternais, jardins de infância e instituições equivalentes”.

No ano de 1996 A Lei de Diretrizes e Bases para Educação (LDB 9.394/ 96) modifica o panorama da educação infantil no seu artigo 29 quando considera:

A educação infantil é a primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (LDB/9394/96).

O Referencial Curricular para a Educação Infantil tem em seu texto uma proposta que possibilita aos envolvidos com a educação de crianças compreende-las como sujeito de direito e com vozes onde possam assim, juntos constituir um fazer educativo eficiente e prazeroso, e acima de tudo transformador.

Podemos dizer que a compreensão sobre o termo educar solicita uma visão global e responsável propondo um educar que priorize desenvolvimento íntegro e integral, integrando vida e educação. Educar é possibilitar mediante reflexões e diálogo para possibilitar à criança interagir na construção pessoal e construção do seu conhecimento. Ampliando questões que possam sustentar sua forma crítica de ser.

Freire (2008, p.22), aponta que somos “seres históricos e inacabados” desse modo educar é proporcionar ao outro a oportunidade de se reconstruir dentro da sociedade, é o processo de redescoberta interior para interferir sobre o mundo. Produzindo conhecimentos ainda não existentes e se preenchendo de forma crítica dos que já existem. Educar inexiste quando tentamos fazer dessa ação um elemento técnico e transmissivo, desse modo o entrelaçamento de saberes entre adulto e criança possibilita uma condição ética de estar no mundo.

O cuidar e o educar estão imbuídos de conceitos que dão lugar às relações estabelecidas ao logo da história da Educação Infantil. É importante educar e cuidar, para possibilitar a Educação Infantil novos saberes. A construção de conhecimento é um compromisso de cuidar e educar as crianças que possam desenvolver e crescer com autonomia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com