TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho o Que Moodle

Por:   •  24/8/2019  •  Resenha  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO – APERFEIÇOAMENTO

PROGRAMA “EDUCAR É PRA VIDA TODA”

CAMPUS: CAMPOS GUARUS

Atividade Tarefa (Envio de Arquivo)

CARLA MARA MARTINS DE PAULA

O surgimento do Moodle

O Moodle é um projeto que vem trazendo novas pespectivas à educação, com a ampliação dos cursos a distância. O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA). Ou seja, ele permite aos professores disponibilizar materiais e atividades que os alunos acessarão e realizarão. Esse ambiente é capaz de propagar muita informação, porém, diferentemente da Internet, esse conteúdo é filtrado e qualificado, de acordo com o assunto que está sendo tratado. Tudo isso seguindo os princípios da interatividade de aprendizagem colaborativa, que são os pilares da Educação a Distância - EAD. O Moodle é uma referência quanto a plataformas online direcionadas para educação, pois se destaca por apresentar código-aberto, permitindo a alteração e customização de sua interface e funcionalidades. Ainda, ele é totalmente gratuito, bastando instalar em um servidor web com PHP e MySQL. O site oficial do Moodle é https://moodle.org,

O Moodle foi desenvolvido por Martim Dougiamas, em 1990, ainda como webmaster na Curtin University of Technology e administrador de sistemas de instalação deles, começou a sentir uma grande frustração com os cursos oferecidos pela internet. Uma das ideias de Dougiamas era fazer com que as pessoas tivessem uma alternativa gratuita para que pudessem disponibilizar o seu conteúdo, interagir e trocar conhecimentos, uma vez que, o que tinha disponível exigia em certo custo.

Martin Dougiamas (Perth (Austrália Ocidental)Austrália1970) é um programador e desenvolvedor para a web australiana. Trabalha com a Internet desde 1986. A maior parte da sua experiência foi adquirida quando era Webmaster da Curtin - Universidade de Tecnologia em Perth, na Austrália, onde entre outras atribuições foi Gerente do Sistema WebCT (Sistema de Ensino à Distância - comercializado pela Blackboard). É o criador da plataforma Moodle (acrônimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment"), uma experiência iniciada em 1999 sob a forma de comunidade virtual (Moodle.org) que envolve administradores de sistema, professores, pesquisadores, designers de conteúdo pedagógico, desenvolvedores e programadores.

A filosofia educacional do Moodle é o construcionismo, no qual o conhecimento é construído na mente do aluno e não transmitidos conforme ocorre numa sala de aula tradicional. Todo conteúdo produzido no Moodle tem como foco, o aluno. O professor é apenas um orientador que ajuda o aluno no processo da aprendizagem.

A filosofia pedagógica do Moodle enfatiza a ideia que o aprendizado tem mais sucesso em ambientes colaborativos.  No Moodle, podem ser incluídas diversas ferramentas que tornam o ambiente mais atrativo, como, perfis, sala de estudos, fóruns, chats, glossários, atividades, exercícios, biblioteca, entre outros. Essas ferramentas ajudam na interação do ambiente de aprendizagem, no qual, o participante pode ser tanto formador quanto aprendiz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com