TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Triste Fim De Policarpo Quaresma

Artigos Científicos: Triste Fim De Policarpo Quaresma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 2

Triste fim de policarpo Quaresma

Policarpo Quaresma era um homem extremamente nacionalista, um sonhador, sonhava e enaltecia a pátria, e ai de quem falasse alguma coisa contra a sua pátria, defendi-a com unhas e dentes tudo o que esta terra tinha de bom para oferecer, desde o primeiro capítulo isto fica claro, comprava livros e livros de história e geografia para conhecer a fio cada espaço desse país.

Ele era um homem muito reservado e calmo, só se enraivecia quando falavam mal do Brasil em sua frente. Vivia com a irmã Adelaide que nunca se casara e possuía poucos amigos.

Foi então em um dos seus surtos de patriotismo que Policarpo mandou um requerimento à Câmara onde propunha que o língua portuguesa fosse substituída pelo tupi, segundo ele o tupi era uma língua verdadeiramente brasileira, cultura de um povo inteligente, uma identidade, ao contrário do português que era uma língua emprestada a nós. Como consequência disto, Quaresma virou motivo de piada de todos os jornais do Rio, foi dito como louco, afastado de seu cargo, e acabou indo para um manicômio.

Em sua longa temporada que passou no manicômio, Quaresma aprendeu à controlar seus impulsos nacionalistas. Logo após sair de lá, mudou-se para um sítio, que, ao contrário de que todos esperavam, fez fortalecer seus ideais patriotas, e lá pode ver e sentir a dificuldade que os pequenos fazendeiros tinham em plantar vender, “Nossas terras são as mais férteis do mundo”, dizia ele, porém a dificuldade que se tinha de passar para deixar essas terras produtivas era muito maior.

Estoura então a Revolta da Armada no Rio, sobe o governo de Floriano Peixoto, Quaresma como um bom patriota oferece seu apoio e serviços a Floriano Peixoto, e aproveitada para expor as dificuldades e suas ideias para melhor a agricultura no Brasil. Contudo após meses em meio a uma guerra urbana, Quaresma vê desfarela-se seus sonhos quando Floriano o chama de “Visionário”.

Logo após o término da Revolta da Armada, quando Quaresma é designado como carcereiro dos revoltosos na Ilha das Enxadas, e lá ele presencia um oficial recolhendo alguns presos para serem executados, Quaresma então se revolta com aquela cena e vai pedir satisfações ao palácio, ao fazer isso é tido como um dos revoltosos. Ele é preso e condenado à morte, preso pelo próprio país ao qual sempre engrandeceu e o defendeu com unhas e dentes, durante o tempo que ele passa preso ele repensa em tudo que já fez em prol do seu país, e conclui que aquilo tudo foi em vão. Ricardo tenta então salvar seu amigo, porém, ao recorrer aos amigos de Quaresma, dá com a cara na porta, pois ninguém queria ir contra o governo, até que Olga tenta ajudá-lo, mas sem efeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com