TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro O Triste Fim De Policarpo Quaresma

Ensaios: Livro O Triste Fim De Policarpo Quaresma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 2

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA – Lima Barreto

Funcionário público major Quaresma exerce a função de subsecretário, vive sozinho com sua irmã, Dona Adelaide, no Rio de Janeiro e tudo do país é superior ao dos outros países, e por isso é sempre incompreendido. Ele gostava muito de vilão que era um sinônimo de malandragem na época.

Policarpo decidiu aprender a tocar o violão com o professor Ricardo Coração dos Outros, Policarpo em busca de musicas descobriu que quase todas as musicas vinham do estrangeiro.

Com o passar dos dias ele desiste do violão e volta para o maracá e a inúbia instrumentos indígenas, ele propõe ao Congresso que substitua a língua portuguesa pelo tupi-guarani, depois disso ele leva suspensão e acaba se aposentando porque todos acreditam que ele esta insano, e ele até fica alguns meses no hospício.

Quando sai do hospício compra um sitio e muda-se para lá com sua irmã e Anastácio, e começa a explorar sua terra, o professor Ricardo e sua afilhada Olga as vezes aparecem para visitá-los.

Mas Policarpo acaba com seu projeto agrícola porque e derrotado por 3 inimigos, os políticos locais, a safra que não era boa e ele não conseguia vender, e as saúvas que devoravam sua lavoura.

Quaresma então decide voltar a morar no Rio de Janeiro, e torna-se comandante em defesa de Marechal Floriano. O Marechal leu o projeto agrícola de Policarpo e disse que ele era um visionário.

Policarpo achou que o Marechal iria ajudá-lo com seu projeto mas ele continuou indiferente, Policarpo continuou lutando nas trincheiras mas acabou ferido.

Em uma madrugada ele é visitado por um emissário que escolhe 12 prisioneiros e infelizmente Policarpo está no meio deles, então ele acaba sendo preso como traidor e conduzido à Ilha das Cobras. Quaresma é condenado à morte. Ricardo busca auxílio nas repartições e com amigos do próprio Quaresma, que nada fazem, pois temem por seus empregos, sua afilhada, Olga tenta ajudá-lo escondida de seu marido mas nada consegue.

Ele acreditava muito no Brasil mas infelizmente até hoje esse Brasil que Policarpo admirava não existe e

a morte é nada mais do que o triste fim de Policarpo Quaresma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com