TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Triste Fim De Policarpo Quaresma - Resenha

Ensaios: Triste Fim De Policarpo Quaresma - Resenha. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 2

Liliane Monteiro Dino

RESENHA

Triste Fim de Policarpo Quaresma

Trabalho feito para obtenção de nota da disciplina: Metodologia Científica. Professora: Marinete Lobo.

Barra do Corda

03 de Junho de 2014

Nacionalismo de Policarpo Quaresma

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, Lima Barreto, Rio de Janeiro, Outubro de 1911. 404 páginas. (Literatura Brasileira).

“Quem têm inimigos deve ter também bons amigos” (Triste fim de Policarpo Quaresma).

Triste Fim de Policarpo Quaresma surgiu como um romance de folheto em edições semanais, em 1911. Quatro anos depois, foi publicado em um livro. Seu autor, Lima Barreto, era um mulato com idéias socialistas e um estilo de escrever inovador, cuja linguagem simples e direta podia ser compreendida pelo leitor popular.

Policarpo Quaresma era um homem extremamente nacionalista, defendia a pátria com unhas e dentes tudo o que esta terra tinha de bom para oferecer.

Foi então em um dos seus surtos de patriotismo que Policarpo mandou um requerimento à Câmara onde propunha que a língua portuguesa fosse substituída pelo tupi. Quaresma virou motivo de piada de todos os jornais do Rio, foi dito como louco afastado de seu cargo, e acabou indo para um manicômio. De lá passou a morar em um sítio. Estoura então a Revolta da Armada no Rio, sobe o governo de Floriano Peixoto, Quaresma vê desfarela-se seus sonhos quando Floriano o chama de "Visionário". Logo após o término da Revolta da Armada, quando Quaresma é designado como carcereiro dos revoltosos na Ilha das Enxadas, e lá ele presencia um oficial recolhendo alguns presos para serem executados, Quaresma então se revolta com aquela cena e vai pedir satisfações ao palácio, ao fazer isso é tido como um dos revoltosos. Ele é preso e condenado à morte, preso pelo próprio país ao qual sempre engrandeceu e o defendeu com unhas e dentes, durante o tempo que ele passa preso ele repensa em tudo que já fez em prol do seu país, e conclui que aquilo tudo foi em vão. Ricardo tenta então salvar seu amigo, porém, ao recorrer aos amigos de Quaresma, dá com a cara na porta, pois ninguém queria ir contra o governo, até que Olga tenta ajudá-lo, mas sem efeito.

Triste fim de Policarpo Quaresma apresenta uma visão agressiva e realista, dotado de críticas ao nacionalismo patético e ufanista, representado na figura do protagonista Policarpo Quaresma. A obra é capaz de despertar em quem a lê sentimentos de amor, ódio, euforismo, melancolia ou piedade, pois é uma relação entre o cômico e o trágico. Percebe-se o caráter comportamental nacionalista do protagonista, mas chega a ser trágico quando ele é condenado por um crime que não cometeu – traição à pátria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com