TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos de Entrevista sobre Meio Ambiente para Gestores Escolares

Por:   •  12/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO DA PERNALIDADE DURANTE A ADOLESCÊNCIA

A adolescência é um período superimportante na vida de um indivíduo, pois é nela que há a formação da personalidade. É onde existem mudanças em todas as áreas da vida do indivíduo. Mudanças no físico, no meio social, psíquicos e outras. Essas mudanças terão uma importante repercussão no auto-conceito do adolescente.

A adolescência é um período de muita confusão, onde não se sabe ao certo nem mesmo quem você é. E ao longo desse período, por conta do grau de maturidade estar maior, os conflitos e confusões podem aumentar.

É preciso sempre manter uma auto-estima nesse período, pois, se contrário, aumenta a possibilidade de fracassos. Então o apoio de amigos e familiares é muito importante nesse momento. Além dos fracassos, podem  acarretar doenças psíquicas e físicas.

Pode haver queda na auto-estima do adolescente com mais freqüência, nos 2 primeiros anos por conta das mudanças no seu corpo, mudança do ensino fundamental para o médio e pelo início das relações heterosexuais.
Também é nesse período que o adolescente procura uma identidade pessoal. Essa personalidade está ligada ao grupo no qual ele se encontra, seu auto-conceito, compromissos que assume, etc.

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA ADOLESCÊNCIA

Por ser um período de desenvolvimento, a adolescência é caracterizada por um período de experimentação, sendo assim, um momento inicial para vários assuntos, dentre eles a exploração da intimidade, sexualidade e desenvolvimento da autonomia. É também um período de riscos ( depressão, drogas, rebeldia).

É na adolescência que se vivem as grandes paixões, que se deixar levar pela moda, se quer ser responsável por si e por outros. Também tem a necessidade de um “ espelho”, alguém pra ser um modelo, há desequilíbrios emocionais.
è também na adolescência que se “descobre” o TEMPO e a MORTE e há o desenvolvimento da capacidade de usar a lógica dedutiva.


PSICOPATOLOGIA E TRANSTORNOS ALIMENTARES

Podem se chamados também de comportamento de risco para desenvolver um distúrbio alimentar, normalmente, está presente nos indivíduos que recebem constantemente críticas constantes de alguma parte do seu corpo ou por insatisfação com o peso. É comum os indivíduos apresentarem hábito de fazer dieta mesmo quando não estão fora do peso normal

Os adolescentes que apresentam alguma psicopatologia costumam se isolar, ter problemas com relacionamentos, vergonha do seu próprio corpo e até aumento do apetite. Na maioria das vezes, esses problemas são causados, além das críticas, pelo conceito ideal de beleza ( ser magro, jovem e belo ).
Essas doenças psicológicas ( bulimia e anorexia) ocorrem com mais freqüência nas mulheres. 3ª.Idade

A 3ª idade tem início, aproximadamente aos 60 anos.
Onze por cento de toda população mundial já tem 60 anos ou mais, esse fenômeno acontece através da taxa de natalidade que decresceu e da expectativa de vida que aumentou consideravelmente, juntamente com as preocupações de assegurar ao idoso o respeito e a efetivação de seus direitos e, principalmente o reconhecimento.

A etapa da vida em que se encontram é sensível, mas repleta de conhecimento e experiências. O reconhecimento direcionado a elas é de grande valia, pois se hoje estão aqui e tem histórias e exemplos para nos contar é porque um dia fizeram a diferença, assim como nós podemos fazer hoje, respeitando-as e valorizando-as.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com