TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestor Escolar

Pesquisas Acadêmicas: Gestor Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 2

O GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS1 Mirivan Carneiro Rios1 RESUMO O uso de novas tecnologias na mediação escolar é cada vez mais um fator preponderante para que o processo de ensino e aprendizagem seja contextualizado e contemporâneo. O presente trabalho visa apresentar qual deve ser o papel do gestor educacional frente às novas tecnologias educacionais e como contribuirá para que estes recursos sejam incorporados à prática pedagógica do professor. Não se pretende aqui, criar um manual, mas apenas levantar pontualidades para discussão. Palavras-chaves: Gestor Escolar. Educação. Novas Tecnologias. Gestão Administrativo-pedagógico ABSTRACT The use of new technologies in school mediation is an increasingly important factor for the process of teaching and learning is more contextualized is contemporary present paper presents what should be the role of educational supervisor ahead of new educational technologies, such as it must do so that these resources are embedded in pedagogical practice of teachers. We do not intend here to be creating a manual, but just raising points for discussion. Key-words: Supervisor. Education. Technology.

1 Mirivan Carneiro Rios, Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Cacoal, em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia, Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

INTRODUÇÃO

As condições de gerenciamento de muitas das escolas públicas são precárias. Infraestrutura deficiente, professores mal preparados, classes barulhentas. É difícil falar em gestão inovadora nessas condições. Mesmo reconhecendo essa dificuldade estrutural, a competência de um diretor de escola pode suprir boa parte das deficiências.

A incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação, a formação continuada e a gestão articulada entre as áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola.

Desde a implantação da Lei Nº. 9394/96 nos deparamos com uma verdadeira revolução na gestão da escola e da figura do gestor escolar, pois inúmeras responsabilidades, competências e habilidades são exigidas em sua atuação administrativa, pedagógica e comunitária, a partir dos princípios de gestão democrática no âmbito da escola pública. O gestor escolar, a partir desse momento, passou a gerenciar, coordenar, acompanhar e executar atribuições que anteriormente não ressoavam no âmbito da escola e da comunidade com tal força, tal como o evidenciamos com o advento da referida lei.

O contato com a tecnologia é diário, pois esta se encontra incorporada nas empresas, nos bancos, nos comércios, enfim, em vários setores de nossa sociedade moderna. Nossas crianças já sentem o efeito da sociedade da informação, pois as mesmas "brincam" com a tecnologia, fruto de suas curiosidades e da ausência do "medo" de errar.

Este trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com