TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista com Gestor Escolar

Por:   •  19/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR ALMEIDA RODRIGUES LTDA[pic 1][pic 2]

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ALMEIDA RODRIGUES

Rua Quinca Honório Leão, 1030 – Morada do Sol – Rio Verde – GO CEP 75909030

Site: www.faculdadefar.com.br

CNPJ: 04.284.276/0001-04  Fone/Fax: (64) 3620-4700

Curso: Pedagogia - Licenciatura

Entrevista 02: Coordenador (a) escolar: Kátia Aquino

  1. Quais são as atividades de rotina desenvolvidas para trabalhar habilidades preliminares de Alfabetização com crianças de 0 à 3 anos?

Atividades que possam trabalhar com uma criança de forma ampla, levando em consideração coordenação motora, aprendizagem e avanço intelectual da criança.

  1. Quando o professor (a), juntamente com o coordenador (a) pedagógica percebe que há crianças na sala de aula com suspeita de algum déficit de aprendizagem como proceder em relação aos pais/responsáveis para que o aluno receba um apoio?

O primeiro procedimento a ser tomado, é uma pequena reunião com os pais da criança mostrando que a necessidade de procura de um especialista na área, para que possa detectar e adaptar as atividades a esse aluno.

  1. Como são realizadas as reuniões pedagógicas na instituição escolar que você atua como coordenadora pedagógica?

As reuniões pedagógicas acontecem por meio de troca de informações e ideias inovadoras para o âmbito pedagógico da coordenação, no qual pode-se trabalhar todo o planejamento a ser executado.

  1. Uma das atribuições do coordenador pedagógico é acompanhar o processo ensino e aprendizagem das crianças. Você acredita que antes de assumir o cargo de coordenador (a) pedagógico é preciso ter experiência em sala de aula?

Sim, é de grande importância para a bagagem do coordenador e também para os seus conhecimentos na área, que ele seja capacitado para assumir a coordenação.

  1. Como você administra o seu papel de formador junto a sua equipe de professores?

Administro de forma coerente com o momento em que estou como coordenador pedagógico.

  1. Como os professores da instituição escolar a qual você atua como coordenador (a) pedagógica realiza as avaliações das crianças com necessidades educacionais especializadas/inclusão?

Os professores realizam adaptação de acordo com cada necessidade exigida, pensando na particularidade de cada aluno da inclusão.

  1. A coordenação pedagógica possui como atribuição principal o acompanhamento pedagógico aos professores. Dessa forma como você enquanto coordenador (a) pedagógica realiza este acompanhamento para que haja um ensino de qualidade?

Sim realizo, é de grande importância o auxílio do coordenador dentro do acompanhamento da ministração e da elaboração de planos feito por parte dos professores.

  1. Como a rotina do coordenador (a) pedagógica é organizada? E qual a sua relevância para a dinâmica da instituição escolar?

A rotina pedagógica é organizada diariamente sempre revisando e trabalhando para que a escola além de se tornar um local de aprendizagem, seja um local onde todos possam se sentir bem os alunos possam aprender e os professores recebam o auxílio necessário para esta construção continua de conhecimento que é a escola.

  1. Você enquanto coordenador (a) pedagógica realiza de que forma as intervenções no planejamento diário do seu grupo de professores (as)?

Realiza vistorias nos planejamentos para que sejam todos de acordo com que se é pedido.

  1.  Quais são suas orientações aos professores (as) planejarem aulas de acordo com as dificuldades individuais das crianças?

Sempre estar de olho nas dificuldades e acertos do aluno.

  1.  Você considera a educação infantil apenas como uma preparação para a etapa seguinte, no caso o ensino fundamental, ou seja, ela vai muito além disso? Justifique.

Sim pois todas as fases da educação têm como principal objetivo comportar uma das outras trazendo um ensino de qualidade e que seja sequenciado.

  1. Como o Currículo Escolar é trabalhado pelos professores (as), na escola que a senhora atua enquanto coordenadora pedagógica? E de que forma esse trabalho ajuda no desenvolvimento das crianças?  

O currículo escolar é trabalhado para que os objetivos que os professores e coordenadores tem dentro do ambiente escolar sejam alcançados e completados, para que tenha um bom desenvolvimento do aluno.

  1.  Como sabemos é uma das atribuições do coordenador Pedagógico realizar o diagnóstico bimestral das crianças de que forma este processo acontece na instituição escolar na qual você atua como coordenadora?

Observando a criança simultaneamente de acordo com o tempo e de tudo que foi ministrado realizar o diagnóstico de como está sendo seu desenvolvimento trazendo os pontos positivos e negativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (157.9 Kb)   docx (113.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com