TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTOR ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DO SEU PAPEL NA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Artigo: GESTOR ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DO SEU PAPEL NA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 3

CIOCINIO LOGICO

Fazer teste: Atividade 3

Pergunta 1

1.

O pensamento de Parmênides teria se desenvolvido e seria marcado pela sua contraposição a Heráclito (cerca de 540-480 a.C.), seu contemporâneo da cidade Éfeso (região de Mileto), para quem a contradição e a mudança seriam o princípio universal do Cosmo e da própria vida. Este seria, para Parmênides, o erro e o problema de toda a filosofia e ciência desde Tales. Ele notava que a verdade não poderia estar nas coisas, e consequentemente nem poderia provir das experiências sensoriais. O caminho correto à verdade estaria só no pensamento. Daí surgia a primeira exposição de um princípio lógico a partir do qual deveria ser conduzido o nosso raciocínio. Esse princípio se chamou de:

Resposta

a. Princípio da Identidade

b. Princípio da Moralidade

c. Princípio da Contradição

d. Princípio da Aceitação

e. Princípio da Negação

0,2 pontos

Pergunta 2

1.

Os filósofos gregos denominados pré-socráticos foram os primeiros da civilização ocidental a utilizarem do pensamento racional para explicar os fenômenos da natureza. Marque a alternativa que corresponde às suas primeiras investigações:

Resposta

a.

Arché e o Cosmo

b.

Água e Fogo

c. Ar e Terra

d. Arché e Fogo

e. Água e Cosmo

0,2 pontos

Pergunta 3

1.

A seguir temos um trecho da historiadora da filosofia Marilena Chauí (2001, p.181-2):

[...] Partindo de sensações, imagens, opiniões contraditórias sobre alguma coisa, a dialética vai separando os opostos em pares, mostrando que um dos termos é aparência e ilusão e o outro, verdadeiro ou essência. A dialética é um debate, uma discussão, um diálogo entre opiniões contrárias e contraditórias para que o pensamento e a linguagem passem da contradição entre as aparências à identidade de uma essência. Superar os contraditórios e chegar ao que é sempre idêntico a si mesmo é a tarefa da discussão dialética, que revela o mundo sensível como heraclitiano (a luta dos contrários, a mudança incessante) e o mundo inteligível como parmenidiano (a identidade perene de cada idéia consigo mesma).

No trecho acima, Chauí está falando do método utilizado por qual filósofo?

Resposta

a. Platão

b. Tales

c. Heráclito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com