TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Filme Falado Resumo

Ensaios: Um Filme Falado Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CONHECIMENTOS

CONHECIMENTOS

Trabalho apresentado as disciplinas de Sociologia da educação, Teoria geral do conhecimento, Processo Educativo no Contexto Histortico e Psicologia da Educação.

Sumário

1. Introdução

2. Desenvolvimento

3. Conclusão

1.Introdução

Esse filme fala os problemas de comunicação, conhecem novas línguas, culturas, crenças, religião. Rosa Maria leva sua filha Maria Joana para uma viagem inesquecível, para vários paises.

A curiosidade da menina é enorme, tudo ela pergunta, quer saber como surgiu, o porque de tudo.

Visitam lugares históricos famosissimos, que tem varias histórias para contar.

Essa história é um intrumento de articulação entre o passado e o presente, a transmissão do conhecimento para nós espectadores.

2. Desenvolvimento

Rosa Maria uma jovem professora de História embarca em um cruzeiro com sua filha Maria Joana. Durante a viagem visitam as cidades de Bombain na Índia, Marselha (as ruínas da Pompéia), Ceuta, Atenas, as pirâmides do Egito e Istambul, lugares que representam culturas que marcam a civilização.

Hoje o homem continua em busca de novos conhecimentos, transformações, ou seja, construir uma nova história, uma nova sociedade, mais moderna, mais desenvolvida.

A mão de obra está cada vez menos, estão trocando tudo por máquinas, deixando muitas vezes o homem sem trabalho, ele sente necessidade de transformar e modificar, buscar novos rumos de entender e explicar como tudo acontece a sua volta, o sistema de linguagem, comunicação e expressão.

O homem com suas ideologias de transmissaõ de conhecimentos, diversos obstáculos vão surgindo, e cada vez mais o homem tem que correr atrás de mudanças para se adaptar na sociedade em que vive .

O homem foi criando instrumentos, buscando servir-se dele para atingir determinados objetivos. A cada objeto criado, novos instrumentos foram sendo nescessário , nesse processo, o homem não só transforma a natureza, mas a si mesmo.

Nesse processo de trabalho, o homem torna-se capaz de produzir conhecimentos que caracteriza a dimensão social do trabalho. Segundo Melo Neto(2004).

Esse movimento torna a existência natural do homem a sua própria exitência humana. A natureza por sua vez, se torna humana para ele. A sociedade, como consequência, é expresão do produto da união entre a natureza e o homem, realizando um naturalismo no próprio homem e um humanismo na própria natureza. Quando o trabalhador, no processo de trabalho, transforma o objeto em matéria prima, imprime uma finalidade e objetiva para satisfazer uma necessidade. A história do homem dá-se através da cultura, assim como a cultura traduz esse processo. Cada fase do desenvolvimento humano só foi capaz através da ação do homem sobre a sua realidade, com os desafios e obstáculos presentes em cada momento histórico.

A cultura, assim entedida, comprende tanto, os bens culturais, materias, os instrumentos artificias de trasnformação da realidade (máquinas, ferramentas, técnicas, operações manuais) ,como os bens espirituais, ideias, subletivos da cultura, (saber ,ciências, criações artísticas e ideológicas). Esses bens culturais devem ser compreendidos como dialeticamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com