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O Filme Falado

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Por:   •  2/10/2013  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  490 Visualizações

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SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

DISCUSSÃO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DO TRECHO DO FILME “O FILME FALADO”

Palmares -PE

2011

DISCUSSÃO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DO TRECHO DO FILME “O FILME FALADO”.

Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de sociologia da educação,Teoria geral do conhecimento,Processo educativo no contexto histórico,Psicologia da educação.

Prof. Okçana Battini, Márcia Bastos de Almeida, Bernadete de Lourdes Streisky Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves.

Tutora Eletrônica: Fabiana Cavassani F. de Souza

Tutora de Sala: Maria Concieção Ferreira.

Palmares

2011

INTRODUÇÃO

Com a intenção de contribuir para a fundamentação do trabalho do curso de pedagogia, o presente estudo tem por objetivo analisar trechos do filme “O filme falado”, das explicações do protagonista do filme e das discussões das disciplinas desse semestre. Para o atendimento do objetivo proposto, levamos em consideração os seguintes aspectos: a) Como o homem em determinados momentos históricos vai se construindo enquanto sujeito. Como ele constrói a sociedade? b) Como podemos fazer uma relação entre mito e cotidiano (ações que os sujeitos realizam no dia a dia, no seu fazer, no seu trabalho, na relação com os outros...); c) Como a aquisição da linguagem (sistema de signos e significados) pelo sujeito pode auxiliar o desenvolvimento dele mesmo e dos grupos nos quais se insere; e d) Como você percebe a educação no decorrer do filme dentro dos diferentes momentos históricos. Este trabalho está dividido em três partes. Na primeira, de forma sucinta, abordagem de conteúdo com análise de corpus do filme “O filme falado”; na segunda, trataremos das considerações finais.

OS MITOS E A SOCIEDADE

Há muitos anos no passado, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos que ocorriam, por esse motivo, em especial na Grécia antiga, o homem recorria ao mito como forma de explicar o que ele desconhecia. Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais. Reportando-nos ao filme, a idéia de mito aparece quando a protagonista enfatiza na narrativa, o mito. D. Sebastião a quem o chamavam o “Encoberto”. Ele foi um dos reis de Portugal, ele queria transformar o mundo em um mundo cristão e com isso fez uma guerra com os povos de outra religião, ocorrida na áfrica, ficou conhecida como a guerra dos três reis, acredita-se que D. Sebastião tenha morrido nessa guerra, pois sumiu depois da derrota dos Portugueses e no seu povo ficou a esperança da volta do tal mito.

Na realidade ainda convivemos com o mito, a nossa sociedade precisa acreditar em algo que lhe permita sonhar, acreditarem algo que possa resolver problemas da vida, convivemos com o mito a todo estante, na figura de um político, artistas, esportistas e as telenovelas.

O HOMEM COMO SER HISTÓRICO, É CONSTRUTOR DA SOCIEDADE EM QUE VIVE

Para discorremos sobre o tema proposto, tomamos por base o referencial sócio-histórico que, considera o homem como um ser social, histórico e ativo. Imerso em um processo de interações sociais e relações com claras marcas culturais, ele constrói e reconstrói a sociedade, a história social e a si mesmo, de modo que o conhecimento sobre si próprio e é marcado por influências culturais.

No filme “O filme falado”, esse referencial sócio-histórico na construção do homem é apresentado em vários momentos, um deles, além da construção do mito, é a recuperação da idéia da viagem como momento de conhecer pessoas, outras tradições e ruínas, monumentos e curiosidades. Vimos que, através dessas viagens, permite-se a construção de uma sociedade rica em cultura, permitindo uma interação entre povos de outras nacionalidades, sobretudo “porque a construção de uma sociedade é feita a partir de sua história, dos acontecimentos do passado, dos registros de uma época rica em cultura, principalmente com a interação de seu povo”.

Mas não se restringe apenas a esses elementos (que permitem a construção de um homem sócio-histórico e ativo), além do convívio com pessoas de diferentes culturas, a forma como cada um se expressa, a língua desenvolve um papel de interação social.

Podemos perceber que o contato com línguas diferentes, não impossibilita a interação com outras pessoas, no filme, “O filme falado”, na cena em que durante um jantar no restaurante do navio. Envolvidos nele estavam o comandante da embarcação e três senhoras, todos de nacionalidades diferentes (línguas estrangeiras), na cena, cada um fala em sua língua natal, eles se entendem perfeitamente. Esta conclusão serve para nos lembrar que a língua e outras esferas da vida cultural são muito mais ricas e dinâmicas do que querem alguns esquemas. Não há uma relação mecânica entre a economia, por exemplo, e a criação simbólica presente

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