TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Olhar Consciente Para O Futuro Educacional

Dissertações: Um Olhar Consciente Para O Futuro Educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

Gisela Constante Ribeiro sena

UM OLHAR CONSCIENTE NO FUTURO EDUCACIONAL

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

São Mateus - E. S

2012

Gisela Constante Ribeiro Sena

UM OLHAR CONSCIENTE NO FUTURO EDUCACIONAL

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas; Educação da criança de 0 a 5 anos;Ludicidade e educação, Organização e didática na educação infantil;Ensino da linguagem oral e escrita; Ensino e alfabetização,sob orientação dos professores do quarto semestre do curso de Pedagogia: ProfªRosely Montagnini; Profª.Marlizete Steinle Bonafini; Profº Alexandre villas Boas e Profª Raquel Franco.

Tutor de Sala: Ana Paula da Rocha Silvares

Tutora Eletrônica: Valéria Miato Andreatti

São Mateus – E.s

2012

Introdução

Em 1909, Maria Montessori uma médica, mostrou devidas preocupações com os objetivos das atividades desenvolvidas com as crianças, e assim criou diversos brinquedos que contribuíram para o desenvolvimento infantil. Esse é um dos nomes que contribuíram para o ensino a respeito do desenvolvimento infantil. Aqui ressaltarei o papel da RCNEI como diretório na formação do educador, como também sua importância aos educadores, como podemos desenvolver um trabalho mais dinâmico e plausível, não caindo ao tradicionalismo. Será explanado as importantes fases do desenvolvimento cognitivo infantil segundo Jean Piaget, e porque como educadores temos de estar atentos a cada fase.

Além disso, como é dado o processo de avaliação na educação infantil e porque esta é fundamental. Qual a importância de haver a rotina e trabalhar com o lúdico.

A palavra educar significa: promover o desenvolvimento da capacidade intelectual, moral e física de alguém ou de si mesmo. É nesta concepção que como educadores trabalhamos. Trabalhamos com o objetivo de formar cidadãos cada vez mais concisos e capazes no que se destinam a fazer. Como contribuição de nossa prática pedagógica existe um grande aliado, por assim dizer, o RCNEI; cuja finalidade é nos orientar a fim de desenvolvermos um trabalho benéfico e com resultados satisfatórios, visando atender as necessidades das crianças de 0 a 6 anos.

É digno de nota que, o referencial cumprirá seu objetivo se como pedagogos estivermos dispostos a aplicarmos as orientações contidas no documento; mesmo porque, o “ documento se organiza deste modo para melhorar, explicitar os objetivos e procedimentos propostos”. Além disso, quando o Referencial Curricular Nacional é bem aplicado, garante á criança socialização, autonomia, desenvolvimento cognitivo, e atende ás necessidades afetivas e emocionais. Diante desses aspectos entendemos que este documento tem validade se todos os envolvidos com a educação tiverem interesse em suas orientações, vale lembrar que, o Referencial serve como guia educacional, assim cabe ao educador moldar a sua prática e utilizar esse guia do melhor modo possível.

Quando falamos de educação infantil , falamos de brincar, educar e cuidar. E é justamente nesta concepção que o RCNEI trabalha, situações de cuidados e ao mesmo tempo com brincadeiras e aprendizagens mais dinâmicas seguidas de orientações pedagógicas. Para garantir um ensino – aprendizagem de sucesso o pedagogo tem de utilizar métodos cada vez mais dinâmicos. Segundo Jean Piaget, a criança aprende por meio de interações, bem como também cita as fases do desenvolvimento cognitivo infantil,para educação infantil priorizamos as fases :

• Período sensório – motor : do nascimento até os 2 anos de idade;

• Período pré - operacional : de 2 até 7, 8 anos de idade ;

Cada fase é de suma importância para o educador, pois o auxilia na formação da personalidade e o educador se torna consciente de sua prática Tendo como base e entendimento de cada fase, o educador planeja, cria rotinas diárias de tal modo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com