TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Pegada Cada Vez Menos Ecológica

Trabalho Universitário: Uma Pegada Cada Vez Menos Ecológica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  394 Visualizações

Têm sido feitas estimativas da apropriação, por parte da população humana, das áreas biologicamente produtivas da Terra. Conheça o tamanho da Pegada Ecológica da população mundial e, particularmente, da população portuguesa.

A Pegada Ecológica constitui uma forma de medir o impacte humano na Terra. Este conceito, desenvolvido por Mathis Wackernagel e William Rees, autores do livro “Our Ecological Footprint - Reducing Human Impact on the Earth” (1996), exprime a área produtiva equivalente de terra e mar necessária para produzir os recursos utilizados e para assimilar os resíduos gerados por uma dada unidade de população. Pode ser calculada para um indivíduo, uma comunidade, um país, ou mesmo para a população mundial. Dito de outra forma, a Pegada Ecológica avalia a extensão com que uma dada população se apropria do espaço biologicamente produtivo. Uma vez que as pessoas usam recursos de todas as partes do mundo, e afectam locais cada vez mais distantes com os seus resíduos, esse espaço é, geralmente, o somatório de uma série de pequenas áreas distribuídas por todo o planeta que, na sua totalidade, tem vindo a aumentar. A figura 1 mostra que a Pegada Ecológica da população mundial cresceu 50%, entre 1970 e 1997.A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.

...para mim, é impossível existir sem sonho. A vida na sua totalidade me ensinou como grande lição que é impossível assumí-la sem risco.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com