TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: A Pegada Ecologica

Monografias: Resenha: A Pegada Ecologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  1.134 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST

ACADEMICA:

PROFESSOR: TIBÉRIO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

FASE: 5ª

RESENHA CRITICA: A PEGADA ECOLOGICA

LAGES/2013

A Pegada Ecológica é uma ferramenta de avaliação, proposta por Wackernagel e Rees, que representa o espaço ecológico necessário para sustentar um determinado sistema ou unidade. Trata-se de um instrumento que contabiliza os fluxos de matéria e energia que entram e saem de um sistema econômico, convertendo-os em área correspondente de terra ou água existentes na natureza para sustentar esse sistema. A idéia básica apresentada pelos autores é que todo indivíduo ou região, ao desenvolver seus diferenciados processos, tem um impacto sobre a Terra, através dos recursos usados e dos desperdícios gerados. Para chegar-se à Pegada Ecológica, calcula-se em hectares a quantidade de terra e água produtivas utilizada para a obtenção dos recursos consumidos, assim como para a absorção dos resíduos gerados, devendo ser, de maneira geral, menor do que sua porção de superfície ecologicamente produtiva.

O crescente uso da Pegada Ecológica como instrumento de análise, atesta seu valor como método comparativo de fácil comunicação aplicável em diferentes escalas: individual, regional, nacional e mundial. A medida da pegada de uma cidade, por exemplo, quantifica o território circundante que cada habitante desta cidade necessita para sobreviver. Esta análise considera que o ambiente da cidade não é só o seu entorno regional imediato, mas todo o ecossistema planetário global.

Contudo, os próprios formuladores da Pegada Ecológica reconhecem que o método apresenta algumas limitações, sendo uma das críticas mais recorrentes de que esse instrumento concentra-se apenas na dimensão ecológica e avança pouco nas análises das dimensões social e econômica. O relatório afirma que a pegada ecológica não pode responder às questões de sustentabilidade em todas as suas dimensões, mas sim tentar quantificar os desafios ecológicos e conflitos que a humanidade tem de resolver se quiser atingir a sustentabilidade global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com