TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pegada Ecológica

Dissertações: Pegada Ecológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

Pegada Ecológica

Sumário:

Distribuição de Atividades 2

Introdução 3

Cálculo 3

Importância

Pegada Ecológica Brasileira

Pegada Ecológica Global

Dia da Sobrecarga

Como Diminuir

Como Calcular a Sua

Bibliografia

Distribuição de atividades:

Desenvolvimento dos temas ‘Cálculo’ e ‘Pegada Ecológica Brasileira’, capa, introdução, sumário e bibliografia:

Desenvolvimento do tema ‘Como diminuir’, ‘Pegada Ecológica Global’, ‘Dia da Sobrecarga’ e bibliografia:

Desenvolvimento do tema ‘ ‘e bibliografia:

Desenvolvimento do tema ‘ ‘e bibliografia:

Introdução:

Pegada ecológica é o “rastro” que uma pessoa, cidade ou país deixa no planeta devido ao seu estilo de vida, ou seja, seu impacto nos recursos naturais. Ela corresponde ao tamanho das áreas (em hectares globais) produtivas terrestres e aquáticas necessárias para gerar os produtos utilizados, bem como os bens e os serviços.

Imagem 1- Pegada ecológica (WWF)

Cálculo:

Para realizar este cálculo é necessário avaliar os hábitos de consumo e levar em conta diversos fatores tal como quanto de área arável é usada para produzir os alimentos consumidos ou mesmo a área verde que deve ser disponibilizada para a absorção de CO2 produzido pelas atividades realizadas.

Além disso, ele engloba também o quanto de áreas produtivas são usadas em pastagens, corte de madeira, urbanização, pesca e extrativismo; o quanto as formas de consumo como alimentação, energia, habitação, bens e serviços impactam o meio ambiente; e também as tecnologias usadas, a densidade demográfica da região e o quanto de área de terra e água são destinadas à preservação da biodiversidade.

Imagem 1- Fatores da pegada ecológica

Em geral, sociedades altamente industrializadas possuem uma pegada maior em relação às que são menos, pois consomem com frequência produtos estrangeiros e geram impacto devido aos seus resíduos.

Importância:

Pegada Ecológica Brasileira:

Este gráfico traz a pegada ecológica brasileira em relação à biocapacidade da região. A biocapacidade é a capacidade que o planeta apresenta de absorver os resíduos gerados para produzir novos recursos naturais úteis e varia a cada ano com a gestão dos ecossistemas, práticas agrícolas (tais como o uso de fertilizantes e irrigação), degradação do ecossistema, clima e tamanho da população.

Imagem 1- Pegada ecológica brasileira

Pode-se notar que há uma tendência de aumento pouco acentuada até o ano de 2010 indicando uma estabilidade de consumo durante o período contemplado (1961-2010). Já a biocapacidade sofreu uma forte queda devido à degradação dos ecossistemas do país.

Apesar disso o Brasil continua como um dos maiores credores ecológicos do mundo, o que é uma posição favorável no cenário mundial em relação aos outros países na economia verde.

Imagem 1- Comparação da pegada ecológica dos BRIC’s

Pegada Ecológica Global:

Estudos mostram que o mundo está utilizando 50% a mais do que se dispõe de recursos naturais, ou seja, o planeta requer um ano e meio para regenerar tudo o que é consumido pela população em um ano.

Projeções para 2050 mostram que se este ritmo de consumo continuar será preciso dois planetas a mais para este sustento ser possível.

Um grave problema disso é a perda da biodiversidade

Dia da Sobrecarga:

O Dia da Sobrecarga da Terra ocorreu em 19 de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com