TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uniube Agora

Exames: Uniube Agora. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  1.460 Visualizações

Página 1 de 5

9ª AA 11/11/2013 25/11/2013

A função social da escola tem sofrido variações ao longo da história desde sua institucionalização. Na atualidade, uma das funções sociais da escola, na educação infantil, é o cuidar e o educar. Estas dimensões (cuidar e educar) estão explicitadas nos Referenciais Curriculares Nacional para a Educação Infantil (RCNEI).

De acordo com esse documento, pode-se afirmar que:

I – O cuidar das crianças deve ser feito a partir de rotinas rígidas, porque as crianças nesta faixa etária são muito carentes e frágeis, dependendo da ação constante e direta do professor.

II – Educar é auxiliar no desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas e deve ocorrer, concomitantemente, com o cuidar.

III – Educar significa desenvolver, principalmente, as estruturas cognitivas da criança. Sendo assim, a meta principal a ser atingida por esse nível de ensino é a construção do conhecimento.

IV – A concepção sobre cuidar, explicitada no RCNEI, fundamenta-se no entendimento de que a base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a desenvolver-se como ser humano. Nessa perspectiva, para cuidar de crianças há de se ter conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica.

As afirmativas corretas estão contempladas em:

I, II e IV apenas;

I, II e III apenas;

II e IV apenas;

II e III apenas;

I e II apenas;

9ª ACQF

9ª ACQF

QUESTÃO 01

Ao longo de seus estudos, você percebeu que a função social da escola tem variado. Essa variação relaciona-se com os diferentes momentos históricos, culturais, regionais e populares, em razão de que os povos criam suas próprias formas de educação e escolarização. Por meio dos estudos realizados e com base nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, fica claro que a função social da escola em relação à educação infantil toma novos contornos.

Em relação ao RCNEI pode-se afirmar:

I – Nesse documento, cuidar das crianças deve ser feito a partir de rotinas rígidas, porque as crianças nesta faixa etária são muito carentes e frágeis, dependendo da ação constante e direta do professor.

II – Conforme explicita o RCNEI, educar é auxiliar no desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas e deve ocorrer, concomitantemente, com o cuidar.

III – No RCNEI, educar significa desenvolver, principalmente, as estruturas cognitivas da criança. Sendo assim, a meta principal a ser atingida por esse nível de ensino é a construção do conhecimento.

IV – A concepção sobre cuidar, explicitada no RCNEI, fundamenta-se no entendimento de que a base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a desenvolver-se como ser humano. Sendo assim, cuidar, nessa perspectiva, necessita de conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolem a dimensão pedagógica.

As afirmativas correta estão contempladas em:

II e IV apenas;

II e III apenas.

III e IV apenas;

I e IV apenas;

I, III e IV apenas;

9ª ACQF 11/11/2013 25/11/2013

A aquisição da leitura e da escrita passou a ter uma concepção diferente, pois os professores mudaram a forma de refletir e começaram a pensar sobre “como a criança aprende e não como se deve ensinar”. Abriu-se, assim, um leque de pensamentos em torno do que é ser alfabetizado.

I. ( ) A alfabetização não é uma tarefa para se cumprir em um ano, mas ao longo da escolaridade.

II. ( ) Se usarmos o recurso tecnológico apenas para passar informações, ficamos naquela tão conhecida abordagem tradicional, sem oportunizar que o aluno encontre significado no processo de alfabetização.

III. ( ) No cenário atual, o desafio é integralizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com